Nova York de Woody Allen: "Interiores" (1978)
Cena de "Interiores". Foto: divulgação |
Depois de realizar uma série de filmes cômicos (vamos considerar Um Assaltante Bem Trapalhão, de 1969, como o primeiro dessa safra) e uma comédia dramática e romântica (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa), Woody Allen surpreendeu o seu público com Interiores.
O primeiro drama da carreira de Allen é um filme em tons de bege e terra. Lançado em 1978, ele tem um elenco interessante. Nos papéis femininos estão Geraldine Page (como Eve, a matriarca da família do filme), Diane Keaton (como Renata, a filha mais velha), Kristin Griffith (como Flyn, a filha do meio), Mary Beth Hurt (como Joey, a caçula) e Maureen Stapleton (como Pearl, a madrasta). Os papéis masculinos foram representados por E.G. Mashall (como Arthur, o patriarca da família), Sam Waterston (como Mike, o marido de Joey) e Richard Jordan (como Frederick, o marido de Renata).
Na trama, Eve é uma mulher regrada, fria, metódica e que vive num mundo clean e de cores soft. Quando é deixada por Arthur, ela se vê sem rumo. As filhas tentam dar-lhe um pouco de atenção, mas cada uma delas tem a sua própria vida para tomar conta. O tempo passa e a depressão de Eve só aumenta à medida que a felicidade do ex-marido desabrocha ao lado de outra mulher, Pearl.
Para esse filme, Woody Allen bebeu nas fontes do seu ídolo, Ingmar Bergman (especialmente, no filme Gritos e Sussurros), e do escritor Tchecov (com o livro Três Irmãs). Talvez por isso ele não tenha agradado aos fãs da época, que esperavam ver mais do que o diretor já vinha realizando bem: as comédias (fossem elas escrachadas ou românticas). Esse público respondeu, nas bilheterias, de forma tão fria quanto os tons da fotografia de Gordon Willis.
Igreja St. Ignatius Loyola Foto: Fran Mateus |
Sobre as locações, a maior parte de Interiores se passa numa bela casa de praia, em Southampton, no Estado de Nova York. Em Manhattan, o destaque fica para uma cena com Eve e Arthur, feita na Igreja St. Ignatius Loyola (980 Park Avenue, Upper East Side), visitada para o guia Nova York de Woody Allen.
Nova York de Woody Allen: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
Nova York de Woody Allen: Bananas