"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

 Estômago (2007) é um dos filmes mais bacanas do cinema nacional. Divertido, ele foi todo inspirado no livro 'Presos pelo Estômago', de Lusa Silvestre. Dirigido pelo curitibano Marcos Jorge, foi natural ver boa parte do centro da capital paranaense na tela. Gostei tanto do resultado que fiz de um passeio à Curitiba (PR), uma verdadeira busca pelas locações do filme.
A história começa com a cena da chegada de Raimundo Nonato (João Miguel, formidável no papel!), um nordestino com habilidades culinárias, a um presídio de Curitiba (o Presídio do Ahu, locação que ficou fora da minha lista). Em seguida, cenas que mostram a vida do desafortunado rapaz convivendo com os colegas de cela são intercaladas com flashbacks da razão dele estar naquela condição. Pouco a pouco, somos apresentados ao crime cometido pelo ‘simpático’ cozinheiro.

No primeiro flashback, Nonato é visto descendo de um ônibus na rodoviária local de Curitiba. Dali, ele segue, sem rumo, pelas ruas e avenidas da cidade. Parte das cenas foram rodadas em São Paulo, com destaque para o Minhocão, a noite. De repente, Nonato está no centro de Curitiba. Com fome, ele entra no Boteco do Zulmiro. Ali, fica, trabalha em troca de comida e de um teto para abrigar-se e conhece Íria (Fabiula Nascimento), uma prostituta que trabalha na região do bar.

Foto do filme: Divulgação
Foto da rua: Fran Mateus
 Nonato tira a sorte grande quando é convidado para trabalhar num restaurante italiano, o 'Boccaccio'. O dono, ‘Seu’ Giovanni (Carlo Briano), fica impressionado com a habilidade do rapaz com os temperos e decide ser o seu mentor. Algumas aulas do mestre para o pupilo são dadas na cozinha do restaurante. Para filmar este ambiente, a produção do filme usou o espaço do Bar Palácio (quando eu fui visita-lo, era período de Carnaval e ele estava fechado. Uma pena! Mas deu para fotografar a sua fachada).

"Nonato, isto é uma cozinha" - frase de Giovanni ao mostrar o lugar,
pela primeira vez, ao novo cozinheiro (foto: divulgação).


Bar Palácio
Foto: Fran Mateus


Uma lição importante de Giovanni para Nonato (especialmente, para entender o desenrolar do filme) é sobre como escolher o melhor pedaço da carne do boi. Essa aula é dada in loco, dentro do Mercado Municipal. Cenas depois, Nonato retorna ao lugar acompanhado de Iria, e tenta impressioná-la com todo o conhecimento adquirido com o chefe (novamente, o Carnaval foi o responsável pelo lugar estar parcialmente fechado/aberto, mas eu consegui comprar uma compota de doce).




Fotos do filme: Divulgação
Foto do Mercado Municipal: Fran Mateus

Nonato vai ficando esperto na culinária à medida em que é apresentado aos problemas da vida. Para saber mais do que isso, eu recomendo que você assista o filme. A história é tão interessante que, depois de vê-lo, montei quase todo o roteiro da minha viagem à Curitiba inspirado nele. E curti muito o passeio. A cidade é linda e, além das locações, possui inúmeros lugares incríveis . Eu escolhi os que mais gostei e escrevi sobre eles no post "10 points de Curitiba que você vai amar". Dê uma conferida, eu acho que você também vai curtir os lugares.


Fran Mateus no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba.
A capital paranaense foi tema de uma postagem anterior deste blog.
Confira: "10 points de Curitiba que você vai amar"


Se quiser saber mais sobre Estômago, os links abaixo são bem interessantes:


Comentários

  1. Amei ler sôbre êsse filme que eu havia assistido tempos atrás. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. O "Presídio do Ahu" não é mais usado para encarcerar. Qdo voltar a Curitiba pode visitar tranquilamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela informação. Bom saber disso porque amei Curitiba e tenho planos para voltar em breve.

      Excluir
  3. Eu encontrei as outras locações do filme, o pensionato, a rua das prostitutas, restaurante focaccio e o que o Raimundo trabalhou quando chegou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! As cenas do filme com esses lugares estão passando agora na minha cabeça. Saudades de Curitiba! :-)

      Excluir
    2. Bons passeios cine-turísticos para você :-)

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres