Roma em "Comer, Rezar, Amar"


Por Fran Mateus
Tem uma piada italiana de um cara pobre que vai à igreja todo dia rezar diante da estátua de um grande santo: "Caro Santo, por favor, por favor, por favor, me permita ganhar na loteria." Por fim, irritada, a estátua ganha vida, olha para ele e diz: "Meu filho, por favor, por favor, por favor, compre um bilhete." Agora, eu entendo a piada. E comprei três bilhetes. (Liz Gilbert)
Depois de um divórcio penoso e um relacionamento complicado, Liz Gilbert (Julia Roberts) deixa tudo para trás, em Nova York, e vai fazer um tour de um ano por três países: Itália, para estudar e apreciar a culinária local; Índia, para rezar e se perdoar pelo seu passado; e Indonésia, para encontrar a si mesma e um novo amor.

Na sua primeira cena em Roma, ela é vista no mirante do Castel Sant´Angelo (Lungotevere Castelo, 70), contemplando a cidade: de um lado, o Rio Tibre; e do outro, a Basílica de São Pedro. Dali, ela vai conhecer o lugar que chamará de lar por quatro meses: um pequeno apartamento na Via dei Portoghesi, nº 18. Ao lado da entrada desse prédio está a barbearia onde (algumas cenas depois) Liz descobrirá a importância do dolce far niente e aprenderá que italiano se fala com as mãos. 

Vista do Castel Sant´Angelo, com destaque para a Basílica de São Pedro.

Interessada em conhecer os arredores, Liz deixa a sua residência romana pela Via dell´Orso e segue para o Sant´Eustacchio Il Caffè (Piazza Sant´Eustachio, nº 82). Nesse ponto de encontro romano, datado de 1938, ela conhece a sua nova melhor amiga, Sofi (Tuva Novotny), toma um cappuccino e pega a dica sobre um ótimo professor de italiano para ter as suas aulas. Depois, Liz continua o seu passeio pela Piazza Navona, onde aproveita a atmosfera agradável do lugar para saborear um gelati, sentada num banco que fica de frente para a Igreja Sant´Agnese in Agone

Fran no Café Saint´Eustacchio.

Já enturmada na cidade, Liz continua o tour das comilanças com a sua trupe de amigos -entre eles Sofi, Giovanni (Lucca Argentero) e Lucca Spaghetti (Giuseppe Gandini)- no Ristorante Santa Lucia. Ali, acomodados numa mesa externa, ela mostra como o seu italiano evoluiu, fazendo o pedido do grupo (Julia Roberts arrasa nessa cena).

Liz conclui a temporada europeia oferecendo uma ceia tradicional americana, no Dia de Ação de Graças, para os seus amigos. Ela se despede de todos e segue para a Índia com alguns quilos a mais no corpo, mas sem nenhum peso na consciência por ter saboreado o melhor da cozinha local. Fica a dica!

🎬
Comer, Rezar, Amar
Eat, Pray, Love, 2010
Direção: Ryan Murphy
Fotos do filme: Columbia Pictures
Fotos das locações: Fran Mateus


🍧🍰☕
Recomenda-se não assistir esse filme com fome.

🎦

Assine a nossa newsletter através do e-mail faleconosco@cinetourproject.com.


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer