Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

E” e “Se” são duas palavras tão inofensivas quanto as palavras podem ser. Mas, coloque-as junto, lado a lado, e elas têm o poder de perseguir você pelo resto da sua vida. “E se?”...


Em “Cartas para Julieta” (Letters to Juliet), Amanda Seyfried é Sophie Hall, uma jovem que trabalha checando informações para a prestigiada New Yorker e deseja muito tornar-se uma escritora. Gael García Bernal é Victor. Ele está montando um restaurante italiano em Manhattan e não consegue pensar em mais nada que não seja comida e ingredientes para a sua cozinha. Sophie e Victor são noivos e, por conta da apertada agenda dele, preenchida com eventos para o lançamento do seu restaurante, o casal viaja para a romântica Verona, na Itália, para uma ‘lua de mel’ antes do casamento.

Em Verona, Victor troca Sophie por alguns encontros de negócios. A jovem decide, então, passear e conhecer a cidade. Quem conhece Verona sabe que ela possui impressionantes monumentos medievais (como a Arena, o terceiro maior anfiteatro do mundo, e as ruinas romanas, que só perdem para as de Roma), mas cativa o público mesmo é com a trágica história de amor entre os jovens Romeu e Julieta. Assim, o ponto local mais cotado pelos turistas é a Casa de Julieta. 

Não foi diferente com Sophie. No pátio da casa da musa de Shakespeare, ela tem contato com as ‘Secretárias de Julieta’, as mulheres que respondem as inúmeras cartas destinadas à namorada de Romeu, escritas por jovens do mundo inteiro, todas relatando seus desencontros românticos. Um dia, Sophie encontra e responde a carta de Claire (Vanessa Redgrave), uma inglesa que amava o italiano Lorenzo (Franco Nero), contra a vontade dos pais. O destino, que havia separado os dois 50 anos antes, parece querer que eles se reencontrem com a ajuda de Sophie.

Claire segue para a Itália à procura do seu amor perdido. Na busca para encontrar Lorenzo, ela conta com a ajuda de seu neto Charles (Christopher Egan), que a acompanha mesmo sem aprovar a jornada da avó, e de Sophie, que decide escrever a história de Claire e Lorenzo. O trio percorre as belas e verdejantes regiões de Florença e Siena, em cenas inesquecíveis e que tornam o filme apaixonante (ouso dizer que são as cenas italianas de cinema mais belas desde “Sob o Sol da Toscana”). Dá vontade de montar um roteiro só com o trecho da viagem feita em “Cartas para Julieta”!



A turma hospeda-se em Siena, cujo ponto alto (no filme) é o passeio de Sophie e Charles pela Piazza del Campo, uma das mais charmosas praças italianas, considerada, também, umas das maiores praças medievais da Europa. A ‘del Campo’ ocupa o lugar que antes era o endereço do Fórum Romano e é o point de cafés, restaurantes e sorveterias, concentrando, assim, a juventude que mora em Siena ou que a visita. Da praça, tem-se acesso a um labirinto de ruas estreitas. Numa delas, Sophie e Charles falam sobre os seus pais e de suas vidas. Inevitavelmente, os jovens apaixonam-se. Será que Sophie teria coragem de largar o seu noivo Victor e começar um romance com um jovem que vive do outro lado do Atlântico? "E se?"



Voltando a Claire, ela encontra seu amor juvenil e, como deveria ser numa história tão romântica, vivem felizes até o ‘The End’.
“E” e “Se” são duas palavras tão inofensivas quanto as palavras podem ser. Mas, coloque-as junto, lado a lado, e elas têm o poder de perseguir você pelo resto da sua vida. “E se?”... Muitas vezes temos medo de falar algo para alguém que amamos por medo de que ele(a) nos ache boba(o), ou temos receio de tomar uma decisão por medo do que os outros vão pensar ou de não dar certo. Fica aqui a pergunta-chave do filme: "E se?".  Veja o que pensam Lorenzo e Claire e inspire-se neles...





Fonte de consulta:
Guia Visual Europa, da PubliFolha.

Comentários

  1. Assisti ontem... homemagem pra dois amigos queridos, sabem quem são!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este filme tem uma mensagem muito bonita. Que legal que você assistiu, Albangela. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza