"O cinema de Billy Wilder" no MIS

 

O Museu da Imagem e do Som (MIS) prestou uma bela homenagem ao mundo da Sétima Arte através da mostra O cinema de Billy Wilder

Billy Wilder (1906-2002) foi um dos profissionais mais premiados da História do Cinema, deixando a sua marca em mais de 60 filmes, seja escrevendo o roteiro, assinando a direção ou produzindo títulos como Pacto de Sangue (1944), Farrapo Humano (1945), Crepúsculo dos Deuses (1950), Sabrina (1954), O Pecado Mora ao Lado (1955), Testemunha de Acusação (1957), Quanto Mais Quente Melhor (1959) e Se Meu Apartamento Falasse (1960).

Para realizar os seus trabalhos, Wilder contou com a participação de nomes fortes de Hollywood, entre eles os das divas Glória Swanson, Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Marlene Dietrich e os dos astros Gary Cooper, Humphrey Bogart, Jack Lemmon, Tony Curtis, Tyrone Power e William Holden.

Sobre os lugares vistos em cena, praticamente todos os filmes Billy Wilder foram ambientados parte em locações externas, parte em sets criados em estúdios de cinema, entre os quais os do MGM, os da Warner Bros. e os da Paramount (que, inclusive, emprestou a imagem de um dos seus portões de entrada para cenas importantes de Crepúsculo dos Deuses).

Fotos: Fran Mateus

Pessoalmente, achei uma delícia passear entre os cenários de cada filme escolhido para compor a mostra (detalhe: no espaço de Quanto Mais Quente Melhor, Marilyn Monroe vai aparecer e cantar para você ☺). Além disso, o meu lado "fã de carteirinha do detetive mais famoso de todos os tempos" teve uma grata surpresa ao descobrir que Wilder roteirizou e dirigiu A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970), um suspense divertido e com um texto bem próximo dos que foram escritos por Arthur Conan Doyle, o criador dos famosos inquilinos do 221b Baker Street: Sherlock Holmes e Dr. Watson.

📹 Em suma, essa foi mais uma mostra de altíssima qualidade organizada pelo Museu da Imagem e do Som para os apaixonados por cinema.



Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Caso do Hotel Bertram" em Londres

"Na Mira do Chefe" em Bruges

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

"Ainda Estou Aqui" entre o Leblon e a Urca

Parabéns, Diane Lane 🎂🍸!

O icônico The Hollywood Roosevelt

Londres Tour

Golpe de Sorte em Paris