Roma, eternamente cinematográfica!

Pôsteres: divulgação


Roma é um espetáculo arquitetônico a céu aberto muito adorado pelos apaixonados pela Sétima Arte. E isso se deve ao fato de que quase tudo que existe nessa cidade, de monumentos históricos e atrações turísticas a lugares menos conhecidos do grande público, já ter sido mostrado na telona e na telinha, tanto em filmes famosos como nos mais alternativos. 

Entre os títulos ambientados parcial ou completamente na capital italiana estão Roma, Cidade Aberta (1945), A Princesa e o Plebeu (1953), A Doce Vida (1960), Ontem, Hoje e Amanhã (1963), Nós Que Nos Amávamos Tanto (1974), Só Você (1994), O Talentoso Ripley (1999), Gladiador (2000), Elza e Fred: Um Amor de Paixão (2005), Missão Impossível 3 (2006), Almoço em Agosto (2008), Anjos e Demônios (2009), Comer, Rezar, Amar (2010), Para Roma, Com Amor, (2012)A Grande Beleza (2013)O Agente da U.N.C.L.E (2015) 007 Contra Spectre (2015). 

Sobre as locações, confira aqui 12 delas, que se destacam por terem sido exibidas em cenas das produções citadas acima e por fazerem parte do roteiro de quase todo turista que visita a Cidade Eterna.

Fontana di Trevi, Harry´s Bar na Via Veneto, Piazza di Spagna, Fonte dos Quatro Rios na Piazza Navona, Bocca della Verità, Rio Tibre, Praça e Basílica de São Pedro e Cinecittà. (Fotos: Fran Mateus)

Fontana di Trevi

No filme A Doce Vida, de Federico Fellini, a fonte mais conhecida de Roma embeleza a cena em que a atriz Sílvia (Anita Ekberg) e o jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) quase se beijam. Esse mesmo momento foi belamente recriado nas duas versões de Elza e Fred: Um Amor de Paixão (20052014). Já os bastidores da mesma cena foi adaptado para ajudar a contar a história de Nós Que Nos Amávamos Tanto. Woody Allen, um fã declarado de Fellini, não menciona o diretor em Para Roma,Com Amor, mas praticamente começa essa história na frente da Fontana di Trevi.


Via Veneto

Continuando nas pegadas de  A Doce Vidaé na Via Veneto que tudo de mais glamoroso acontece em Roma; sendo esse o lugar certo para "ver e ser visto". No filme de Fellini, um batalhão de fotógrafos fica por ali aguardando para tirar a foto que ilustrará a próxima notícia de alguma revista de fofocas. Paolo Sorrentino e Woody Allen também colocaram a Via Vittorio Veneto nas suas histórias, respectivamente, A Grande Beleza (Jep Gambardella faz uma caminhada noturna por lá) e Para Roma, Com Amor (Leopoldo Pisanello tem uma crise por causa da fama perdida).


Via Margutta

Essa rua curtinha e bonita está localizada entre as piazzas Spagna e Popolo. Na ficção de A Princesa e o Plebeu, é para o número 51-A dela que o repórter Joe (Gregory Peck) leva a incógnita princesa Anna (Audrey Hepburn), depois de encontrá-la dormindo num dos bancos do Fórum Romano. Já na vida real, uma placa anuncia que o casal Federico Fellini e Giulietta Masina morou no prédio de números 110-113. 


Piazza di Spagna

Quando Anna deixa o apê de Joe, em A Princesa e o Plebeu, ela decide fazer um passeio antes de voltar ao palácio. Primeiro, a nobre entra numa barbearia (filmada na Via della Stampiera, nº 85) e pede para um barbeiro deixar seu cabelo curto. Depois, ela segue para a Piazza di Spagna, onde compra um gelati e o saboreia ali mesmo, sentada num dos degraus da escadaria aos pés da Igreja Trinità dei Monti. Repleta de gente dia e noite, essa praça reaparece em cenas de O Talentoso RipleyPara Roma, Com Amor e O Agente da U.N.C.L.E.


Panteão

Em Anjos e Demônios, quatro cardeais estão nas mãos de um frio assassino, que promete executá-los em igrejas que representam a Terra, o Ar, o Fogo e a Água. Seguindo uma pista encontrada nos arquivos do Vaticano, Robert Langdon (Tom Hanks), Vittoria Vetra (AyeLet Zurer) e Ernesto Olivetti (Pierfrancesco Favino) vão até o Panteão (Piazza della Rotonda), datado de 118 d.C. e considerado ‘o templo de todos os deuses’, para tentarem salvar o primeiro cardeal, que foi deixado para morrer na tumba do escultor Rafael Santi.


Piazza Navona

No clássico italiano Ontem, Hoje e Amanhã, a linda Piazza Navona é vista do alto, precisamente da sacada do apartamento da personagem de Sophia Loren. Já em Anjos e Demônios, o close é dado a “Fonte dos Quatro Rios” (Danúbio, Ganges, Nilo e Prata), monumento esculpido por Bernini, em 1651, e local onde o quarto ‘Preferiti’ é jogado para morrer (claro que o assassino não conta com a astúcia de Robert "Tom Hanks" Langdon). Para ver essa animada praça numa cena diurna, a dica é assistir Comer, Rezar, Amar; já numa cena noturna, o título mais indicado é A Grande Beleza.


Bocca della Verità

Em A Princesa e o Plebeu, Joe incentiva Anna a colocar a mão dentro dessa boca para tentar desmascará-la. Anna faz isso bem rapidinho e se safa. Cena similar foi exibida no romântico Só Você, com Robert Downey Jr e Marisa Tomey nos papéis principais. Esse monumento fica dentro da Igreja Santa Maria in Cosmedin, localizada na Piazza della Bocca della Verità, nº 18, perto do Circo Massimo.


Coliseu

Quase todos os diretores que filmaram em Roma não resistiram em mostrar o Coliseu em suas histórias. Todavia, no caso de Ridley Scott, de Gladiadoressa decisão não foi uma questão de preferência, mas de obrigação, pois foi nesse local onde Maximus (Russell Crowe) teve que lutar arduamente pela sua vida para poder vingar-se do imperador Commodus (Joaquin Phoenix). Scott usou o Coliseu como inspiração, pois não poderia filmar no lugar do jeito como ele se encontra hoje em dia mesmo que quisesse (as cenas do seu filme foram realizadas no estúdio inglês Shepperton e em locações de Malta e do Marrocos). Além desse clássico moderno e dos demais títulos já mencionados neste post, o Coliseu marca presença, especialmente o seu exterior, no divertido Almoço em Agosto e no eletrizante 007 Contra Spectre, para citar somente dois títulos recentes.


Rio Tibre

O mais importante rio romano tem sido presença constante no cinema. Foi nele, por exemplo, onde aconteceu o animado baile de A Princesa e o Plebeu; onde James Bond deixou afundar um belíssimo e potente BMW, em 007 Contra Spectre; e onde Jep Gambardella fez caminhadas vagarosas, em A Grande Beleza. O fechamento desse filme, por sinal, se dá com uma longa tomada do rio e de suas pontes feita de dentro de um barco.


Trastevere 

O antigo centro comercial de Roma, Trastevere, é um bairro localizado às margens oeste do rio Tibre. No filme Almoço em Agosto,  o personagem Gianni (Gianni di Gregorio) e sua mãe idosa moram num apartamento localizado na Viale di Trastevere com a Via de S. Dorotea. No mesmo bairro, Woody Allen ambientou uma das histórias de Para Roma, Com Amor: aquela em que o experiente arquiteto interpretado por Alec Baldwin tenta abrir os olhos do inexperiente estudante de Arquitetura vivido por Jesse Eisenberg.


Praça de São Pedro

Grandes produções deram destaque para a praça e a Basílica de São Pedro, por exemplo, A Doce Vida, Anjos e Demônios e Missão Impossível 3. No filme de Fellini, Silvia sobe os degraus que dão acesso ao topo da Basílica só para poder vivenciar a mais linda imagem que se pode ter da praça. Já no filme americano, inspirado na obra de Dan Brown, a Praça de São Pedro é o local onde fiéis e repórteres esperam a notícia do anúncio do novo Papa e onde acontece o ato heroico do carmelengo Patrick McKenna (Ewan McGregor). Por fim, no filme estrelado por Tom Cruise, ele e seu time de agentes especiais invadem o Vaticano e a Basílica de São Pedro para capturarem um bandido de alta periculosidade, vivido por Philip Seymour Hoffman.


Cinecittà

Um dos estúdios de cinema mais famosos do mundo teve a sua história iniciada em 1936. Ele foi criado para competir com Hollywood e servir de base para a produção de filmes italianos. No entanto, logo após a sua abertura, a II Guerra Mundial estourou e o estúdio teve as suas atividades normais interrompidas para ser usado como acampamento de refugiados. Após sobreviver ao caos bélico, Cinecittà pôde entregar ao mundo mais de 4.000 produções, entre as quais, praticamente todos os títulos de Federico Fellini, cujo nome está associado ao do estúdio  para a eternidade. Por essas e outras razões, passear pelos seus cenários abertos e fechados, e pelos seus jardins e museus tem sido uma das experiências mais prazerosas que um apaixonado pelo cinema pode se conceder quando em visita a Roma. Faça isso quando for lá; você não vai se arrepender! Anote: Via Tuscolana; metrô Cinecittà.


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres