Cinco cidades fascinantes das "missões impossíveis" de Tom Cruise


Por Fran Mateus

Do primeiro ao sexto filme, a franquia "Missão: Impossível", encabeçada por Tom Cruise, tem mantido uma agradável constância no quesito "locações em cidades maravilhosas de todos os cantos do planeta". Neste post, darei destaque para cinco delas: Londres, Roma, Sydney, Seattle e Paris. Se preferir, faça esse "passeio" escutando o tema da saga na versão eletrônica desse vídeo do Youtube.



🌐 Londres é uma das metrópoles mais classudas e elegantes do mundo e foi escolhida como um dos cenários de Missão: Impossível (Mission: Impossible, 1996). Ali, Ethan Hunt (Cruise) e sua equipe (alguns confiáveis; outros, nem tanto) buscam abrigo depois de uma missão fracassada em Praga. Entre os lugares exibidos na tela estão a fachada da estação de metrô Liverpool Street e o interior da estação de trem de mesmo nome, a silhueta da Tower Bridge e o Anchor Pub (onde foi filmada a última cena dessa aventura adrenalizante).

Fotos dos filmes: divulgação
🌐 Em Missão: Impossível 2 (Mission: Impossible 2, 2000), Hunt "aceita" o seu próximo desafio profissional e toma o rumo de Sydney, na Austrália. Na terra de Hugh Jackman (não, ele não está nesse filme 😢), o agente do IMF precisa localizar e destruir o vírus mortal "Chimera" e, para isso, conta com a valiosa ajuda de Nyan Hall (Tandie Newton). As estruturas magníficas da Ópera House e da Harbour Bridge roubam a cena na chegada da jovem à cidade.

🌐 Em Missão: Impossível 3 (Mission: Impossible 3, 2006), no caminho entre os Estados Unidos e a China, o casado Hunt e seu time de especialistas dão uma parada mais que estratégica em Roma, para "invadirem" os vizinhos Vaticano e Basílica de São Pedro. Claro que as cenas internas não foram feitas nesses templos sagrados do catolicismo, mas no palácio Reggia di Caserta, a 203 km dali e próximo de Nápoles.


🌐 Presença constante desde o primeiro filme, o agente Luther (Vigh Rhames) conquistou não só a confiança de Hunt como a simpatia do público. No entanto, esse personagem não pode ajudar o amigo nas estripulias dele em Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Mission: Impossible - Ghost Protocol, 2011). No 6º filme da saga entenderemos o motivo. Luther só dá o ar da graça aqui, no final da história, quando a turma se reúne em Seattle para Hunt dar um feedback geral e as coordenadas do próximo desafio. Na vida real, a cena dessa confraternização foi filmada do outro lado da fronteira, em Vancouver.

🌐 Cada vez mais desafiados, Ethan, Luther e os "parças" Benji (Simon Pegg) e Brandt (Jeremy Renner) voltam a se reunir para encarar a Missão: Impossível - Nação Secreta (Mission: Impossible - Rogue Nation, 2015). Londres volta a brilhar em cena tanto no início como no final da aventura. Dessa vez, agentes e vilões circulam por Piccadilly, pelas estações St. Pancreas, King Cross e Paddington, e pelas imediações da London Tower.


🌐 O filme mais recente da franquia, Missão Impossível - Efeito Fallout (Mission: Impossible - Fallout, 2018), chegou devolvendo a alegria dos fãs da saga. Personagens das histórias anteriores, entre eles os "mais recentes" Ilsa (Rebecca Ferguson) e Lane (Sean Harris), se unem a rostos ainda mais novos, como o do "super-homem" Walker (Henry Cavill, who else?), o da poderosa chefona Erika Slone (Angela Bassett) e o da Viúva Branca (Vanessa Kirby). Primeiro, essa turma se esbalda pelas ruas, canais e eternas atrações turísticas de Paris (como o Trocadero e a Torre Eiffel, na cena acima). Depois, a saudade da terra da rainha Elizabeth II fala mais alto e faz com que a tropa toda siga para Londres e se "divirta" numa maratona entre a St. Paul Cathedral e a Tate Modern.

A essa altura, não dá para duvidar de que a capital do chá das 5 e dos ônibus de dois andares seja a preferida entre os agentes do IMF; ou, pelo menos, que ela seja a que mais oferece incentivos para Tom Cruise e seus parceiros produtores filmarem por lá. O turismo local agradece (e eu também, que adoro esse lugar 😍).

🌐

Assine a nossa newsletter através do email faleconosco@cinetourproject.com.

🌐


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza