Woody Allen na Europa: Para Roma, Com Amor

Fotos: divulgação

Nosso tour europeu pelo mundo de Woody Allen chega a Roma, a capital italiana, de vocação barroca e renascentista. Nela, acompanhamos quatro histórias divertidas, livremente inspiradas na obra “Decamerão”, de Giovanni Boccaccio.





Uma turista americana (Alison Pill) pede uma informação a um romano (Fabio Parenti). Os dois se encantam um com o outro e iniciam um relacionamento sério. Os pais da jovem, Jerry (Woody Allen, impagável!) e Phyllis (Judy Davis), chegam à cidade para conhecerem o noivo e a sua família. Jerry fica tão impressionado com a voz do pai de seu futuro genro (o tenor Fabio Armeliato, que esteve no Brasil, recentemente), que o convida para ingressar na carreira artística. O Teatro dell´Opera é o local de estreia da nova sensação da ópera italiana.



Jack (Jesse Eisenberg) é um jovem estudante que encontra um arquiteto renomado (Alec Baldwin), uma inspiração profissional para ele. Os dois conversam sobre as coincidências de atuarem no mesmo ramo e de terem morado no mesmo bairro romano. Um dia, chega à cidade, a jovem Monica (Ellen Page), amiga da noiva de Jesse (Greta Gerwig).  O rapaz se interessa, gradualmente, pela aspirante a atriz, mas recebe conselhos de seu experiente mentor para sair desta roubada... sem sucesso. Aproveitando o encanto de lugares históricos como o Coliseu, e de jardins românticos como os da Villa Borguese, a insconstante Monica, com as suas frases prontas para derrubar qualquer um, dá um drible no coração do rapaz. Porém, como previsto pelo arquiteto experiente e conselheiro sentimental do rapaz, o final de Jack e Monica não é tão feliz assim...




Roberto Benigni representa o papel de um típico italiano de classe média, com o seu trabalho burocrático e a vida marcada por uma confortável rotina. Um dia, sem nenhum motivo explicável, ele é transformado em estrela de um programa de tv e tem a sua vida supervisionada pelos paparazzi de plantão. O seu sossego vai embora.



Com grandes ambições profissionais, um récem-casado jovem do interior italiano (Alessandro Tiberi) chega a Roma. Sua esposa (Alessandra Mastronardi), interessada em agradar aos parentes ricos do marido, vai ao cabeleireiro dar um trato no visual e perde-se pelas ruelas e praças da cidade (dentre elas, a Piazza Popolo). No hotel, o marido tem que lidar com uma situação constrangedora, causada pela prostituta Anna (Penélope Cruz, divertidíssima!), que entra em seu quarto de hotel, por engano, e precisa se passar por sua esposa para acompanhá-lo, nada mais, nada menos, do que à Capela Sistina, no Vaticano.



Entre uma confusão e outra, nossos heróis e heroínas desfilam por outras partes interessantes de Roma, como a Via Condoti  (o point das compras sofisticadas e agradáveis passeios a pé), a Piazza Navona (com a sua agitada vida noturna), e a famosíssima Fontana di Trevi (datada de 1762 e locação de diversos filmes, sendo ‘A Doce Vida’ o mais célebre). 

O grande final se dá na majestosa Piazza de Spagne, com a sua escadaria de 138 degraus que levam turistas e moradores até a igreja Trinità dei Monti: o lugar perfeito para se assistir o pôr-do-sol, admirando as sete colinas da Cidade Eterna.

Para Roma, Com Amor” encerra o nosso ‘tour especial’ pela Europa do mestre Woody Allen. Foi um prazer escrever este especial de postagens. Aguardarei, com deliciosa ansiedade, os seus próximos filmes!

@@@@@@@

Comentários

  1. Essa safra de filmes na Europa do Allen é muito interessante. Pena que o de Roma seja o mais fraco deles, mas mesmo assim é bom para ver um grande cineasta filmando esses lugares maravilhosos que passamos. Parabéns pela série, Fran.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Fabio. O filme de Roma é mais interessante para ver Woody Allen na tela do que pelo enredo em si. Depois de "Meia Noite em Paris", ele vai ter trabalho para fazer algo melhor (eu acho!). Grande abraço. FRan

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza