Um Dia de Chuva em Nova York

Divulgação

Por Fran Mateus

Um Dia de Chuva em Nova York é uma comédia romântica despretensiosa, do tipo que Woody Allen gosta de escrever e dirigir de tempos em tempos e que os fãs de seu trabalho adoram assistir. A leveza do roteiro combina com o trio jovem do elenco principal: Timothée Chalamet, Elle Fanning e Selena Gomez. 

Nessa história, Chalamet interpreta Gatsby (nome do personagem de O Grande Gatsby, romance de Francis Scott Fitzgerald), um jogador nato com pouco interesse pelos estudos universitários, apesar de conseguir tirar boas notas sem se esforçar para isso. Durante uma hora e meia, ele narra o que acontece no fim de semana em que vai para Manhattan acompanhado da namorada, Ashleigh (Fanning). O jovem idealiza um tour romântico, cultural e boêmio, com direito a um passeio de charrete pelo Central Park, uma visita ao MoMa e uma noitada no bar do hotel The Carlyle. No entanto, os compromissos da aspirante a jornalista não permitem que as coisas na chuvosa Big Apple saiam do jeito que o rapaz havia planejado. Uma das surpresas, para ele, é reencontrar a irmã caçula de uma antiga namorada e perceber que ambos possuem gostos bem parecidos. 



Quem está acostumado com a filmografia de Allen vai encontrar conforto nas frases e trejeitos levemente neuróticos de quase todos os personagens de destaque: Gatsby, por exemplo, parece uma versão bem mais jovem dos tipos interpretados pelo diretor, inclusive pela semelhança no tom da voz. Outro ponto que sempre cria expectativa positiva é trilha sonora e esse filme não desaponta, com nota 10 para os números tocados ao piano: o do encerramento da história nos deixa com vontade de permanecer na sala de cinema e escutá-lo até o final.


Divulgação


Sobre as locações novaiorquinas, algumas delas já foram mostradas em filmes anteriores do diretor e constam no guia Nova York de Woody Allen. Confira. 

⛆ Bemelmans Bar, no The Carlyle, exibido também em Dirigindo no Escuro;

⛆ MET Museum, onde o diretor filmou na escadaria externa (como fez em Todos Dizem Eu Te Amo) e no interior do museu; nesse caso, as cenas foram feitas na American Wing, na ala das pinturas europeias (Trapaceiros), e no Templo de Dendur (mostrado rapidamente em Manhattan);

⛆ Central Park: uma cena de charrete e uma outra no Delacorte Clock, localizado na área do zoológico, espaço que Allen mostrou em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Simplesmente Alice. 

⛆ Kaufman Astoria Studios: assim como acontece em Dirigindo no Escuro, tanto o exterior como o interior desse estúdio do Queens são bem explorados nessa história.

Outros lugares exibidos no filme: 

The Pierre, o luxuoso hotel onde Gatsby e Ashleigh se hospedam.

Minetta Tavern (113 Macdougal Street), o charmoso restaurante onde Ashleigh encontra-se com o diretor de cinema Roland Pollard (Liev Schreiber, excelente nesse papel!), que ela entrevistará para o jornal da sua universidade; 

⛆ Minetta Street, onde Gatsby faz uma ponta no filme de um amigo e revê Chan (Gomez). 

Esses e outros lugares interessantes de Nova York são exibidos ao longo desse filme homenageia essa cidade fantástica até no título. Um Dia de Chuva em Nova York pode não ser o trabalho mais original de Allen, mas é agradável de se assistir e merece ser conferido.




Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer