Buenos Aires em "O Segredo dos Seus Olhos"


Por Fran Mateus


Considerado um dos melhores filmes argentinos dos últimos tempos, o suspense policial "O Segredo dos Seus Olhos", de Juan José Campanella, nos apresenta a Benjamín Esposito (Ricardo Darín) e Irene Hastings (Soledad Villamil) em dois momentos da vida de ambos: no ano de 1974, quando eles se conhecem e passam a trabalhar juntos no Tribunal de Justiça; e vinte e cinco anos depois, quando a dupla se reencontra e ele lhe revela que quer escrever um livro sobre o mistério em torno do “Caso Morales”, um divisor de águas na história pessoal e profissional deles.


Locações em Buenos Aires

Se você gostou do filme e pensa em ir para Buenos Aires, anote o endereço de 4 das suas locações para poder conhecê-las. Eu as visitei para o guia cine-turístico Filmes para você viajar com eles (Cinetour Publishing). 



Palacio de Justicia

Local de trabalho de Benjamin, Irene e Sandoval (Guillermo Francella); onde eles se conhecem e se empenham em resolver "O caso Morales". Essa locação aparece tanto nas cenas do passado como nas do presente. Nos dias úteis, você pode entrar para conhecer o seu interior, mas não pode fotografá-lo ou filmá-lo. (Calle Talcahuano, 550; metrô Tribunales)

Estación Retiro
Benjamín tem a vida ameaçada pelo vilão da história e precisa ser transferido, às pressas, para outra cidade. Irene o acompanha até essa bela estação de trens, datada do início do século XX, para despedir-se e vê-lo partir. (Avenida Dr. José María Ramos Mejía, 1430)

36 Billares
Assim que o aposentado Benjamin retorna para a capital, ele e Irene usam esse café como base para relembrarem os acontecimentos do passado e falarem sobre o livro dele. (Avenida de Mayo, 1271; metrô Lima)

Bar El Secreto (antigo Only IV)
Sempre que alguém dizia que Sandoval "saiu pela Talcahuano", Benjamin já sabia onde procurá-lo: nesse bar, bebendo e se envolvendo em encrencas. Aqui, os dois amigos resolvem um dos grandes segredos da história, numa aula memorável sobre as paixões e os vícios dos seres humanos, dada por Sandoval. (Paseo Colón 749; metrôs Independencia ou Plaza de Mayo)

"As pessoas podem mudar de tudo: de cara, de casa, de família, de namorada, de religião, de Deus. Mas tem uma coisa que não se pode mudar. Não se pode trocar de paixão... Uma paixão é uma paixão, uma paixão não se muda." (Pablo Sandoval)

 



Confesso que foi emocionante estar nesses lugares e "sentir a presença" dos personagens do filme neles.

O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos) foi inspirado no livro "La Pregunta de sus Ojos", de Eduardo Sacheri, e o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010. Em 2015, ele ganhou a versão hollywoodiana Secret in Their Eyes ("Olhos da Justiça", no Brasil), filmada em Los Angeles e com Chiwetel Ejiofor, Nicole Kidman e Julia Roberts no elenco principal. 




CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres