A Calçada da Fama, entre Hollywood Boulevard & Vine Street


Por Fran Mateus

Um dos passeios mais cobiçados por quem visita Los Angeles é caminhar pela sua Calçada da Fama e apreciar as estrelas dedicadas aos atores e atrizes de cinema, dispostas na Hollywood Boulevard (entre La Brea Avenue e Gower Street) e na Vine Street (entre Yucca Street e Sunset Boulevard).
Essa simpática (e rentável) homenagem a céu aberto começou a ganhar forma em 1953, a partir de uma ideia incentivada por E. M. Stewart, então presidente da Câmara de Comércio de Hollywood, que queria revitalizar a famosa rua e preservar a relação histórica entre o local e a indústria do entretenimento, representada tanto pelo cinema como pela televisão, a música, o rádio e, anos depois, o teatro.

As primeiras estrelas foram colocadas na esquina da Hollywood Boulevard com a Highland Avenue em 15 de agosto de 1958. Nelas, os homenageados foram Burt Lancaster (ator), Oliver Borden (atriz), Ronald Colman (ator), Louise Fazenda (atriz), Preston Foster (ator de teatro, cinema, rádio e televisão), Edward Segwick (ator, cineasta, roteirista), Ernest Torrance (ator) e Joanne Woodward (atriz). 

Tudo começou na Hollywood Boulevard com a Highland Avenue (Foto: Fran Mateus)

Hoje, a Calçada da Fama ostenta mais de 2660 estrelas, com nomes de artistas de várias gerações e distribuídas ao longo de mais de vinte quadras, o que transforma o ato de procurar pelas placas dos nossos astros e estrelas preferidos num passatempo divertido, mas trabalhoso (e dolorido no pescoço, de tanto que se olha para baixo). Para facilitar a vida dos visitantes, o site oficial do monumento, Walk of Fame, disponibilizou a opção "pesquisa de nomes", de forma que todos possam encontrar os endereços onde estão as placas que mais desejam ver, fotografar ou filmar. Na minha "caça às estrelas", por exemplo, eu consegui prestar as minhas homenagens ao talentoso Matt Damon e a saudosa Marilyn Monroe graças a essa providência antecipada.




No mais, estando na Hollywood Boulevard, a dica é aproveitar a caminhada para visitar os edifícios históricos e conectados com a Sétima Arte, como o Dolby Theatre, o Chinese Theatre e o Hollywood Roosevelt Hotel.





Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer