"Untitled, Yes", o curta que combina viagem & cinema.



Cinema + Viagem: está aí uma combinação que Edison Alcaide tem verdadeira paixão. Cinema, ele foi estudar em Londres. Viajar é o seu maior vício. Com 25 anos, o cineasta é um jovem globalizado: nasceu na Espanha, morou durante 13 anos em Curitiba, no Brasil, e vive, há 6 anos, na Inglaterra. O curta acima é um projeto experimental e autoral, e teve cenas rodadas na Europa e no Brasil. O próprio Edison nos conta como foi o processo de concepção e criação desse seu trabalho. Confira:
O filme é inteiramente meu, produzido, dirigido e editado por mim. Projeto da faculdade em que tivemos que produzir um filme experimental que fosse de tema pessoal. Demorei para surgir com uma ideia já que o tema do filme teria que ser sobre eu mesmo. Sabia que eu iria ao Brasil durante o Natal, e foi numa viagem de um fim de semana em Paris que tive a ideia de fazer meu filme sobre viagens, que é uma enorme paixão para mim, e vi a oportunidade de mostrar de uma maneira divertida como eu me sinto quando viajo e o que viajar representa para mim. Como às vezes sinto que eu não pertenço a nenhum lugar, e às vezes sinto como se pertencesse a vários. O processo de produção do filme durou em torno de um mês, desde que comecei a filmar em Paris, depois Farnham (cidadezinha próxima de Londres, onde resido para fazer a faculdade), Londres, São Paulo e, por último, Curitiba. Tive que carregar o mesmo outfit/roupa sempre que saia filmar, em todas as cidades que fui, e não cortei o cabelo para não estragar a continuidade. Me diverti muito filmando, e escolhi lugares favoritos nas cidades que significassem algo para mim, como por exemplo a vista do prédio Battersea Power Station, em Londres, mesmo do álbum do Pink Floyd, "Animals", favorito do meu pai, que faleceu em 2012 (e que, infelizmente, estão demolindo para construir apartamentos e já não é mais o mesmo). Entre outros pontos favoritos, estão o Museu do Olho, do Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Túnel de Grafitti "Leake Street", em Londres, onde o grafitti e permitido e 100% incentivado”.
 
Legal, não? Particularmente, eu adorei o curta e achei a sacada de Edison Alcaide, brilhante! Confira os 2 minutos e 42 segundos de pura criatividade e técnica, e tire as suas próprias conclusões. O link para o curta no YotTube é: 

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza