Stanley Kubrick: "De Olhos Bem Fechados"


Foto: Divulgação

Definitivamente, Stanley Kubrick não foi – e nem pretendeu ser – um diretor ‘comum’, um homem de fórmulas fáceis. Cada filme dele foi – e continua sendo, sempre que revisto – uma surpresa após a outra e a sua última produção, “De Olhos Bem Fechados” (Eyes Wide Shut) não fugiu à sua regra pessoal - ou seria ‘não fugiu à sua eterna exceção pessoal’?
Bill e Alice Harford (Tom Cruise e Nicole Kidman) são casados e parecem ter uma vida dos sonhos aos olhos de quem está de fora. No entanto, depois de participarem de uma festa promovida por um big paciente de Bill, e de ambos ficarem entregues aos cuidados de outras pessoas – ela dança com um húngaro que mostra claramente as suas intensões, e ele é assediado por duas belas modelos – o casal tem uma conversa difícil. Alice deixa claro ao belo –porém, previsível- marido, que já teve vontade de dormir com outro homem, por quem largaria ele e filha, se o estranho lhe pedisse. Tal declaração provoca um –até então– desconhecido ciúme em Bill, fazendo-o tomar atitudes que colocam não só o seu casamento, como a sua vida e a da família, em jogo. Um suspense gostoso de assistir!
Kubrick baseou-se no livro “Breve romance de sonho”, de Arthur Schnitzler, para criar sua última obra-prima.

Foto: Divulgação

“Dizem que as ruas não parecem Nova York.
Respondo que não importa.
Veja o nome da rua. Não existe essa rua em Nova York.
De certa forma, é como ver Nova York num sonho. Parece Nova York, mas não é.”
(Martin Scorsese)


Cenas em Londres:
O Clube Sonata foi filmado no bar Madame Jo-Jo´s, em Brewer Street, Soho.

As cenas das caminhadas por Greenwich Village (NYC) foram realizadas em Fitzrovia (EastCastle Street e Berners Street). E, aquela em que Bill é seguido por um estranho foi feita na região de St. Luke´s (na Worship Street).

O café aonde Bill entra, pede um cappuccino e lê a notícia da morte da mulher misteriosa é o Café Royal (68, Regent Street, em Piccadily).

A entrada do hospital para onde ele segue, à procura da mulher misteriosa, é a do Chelsea & Westminster Hospital, localizado em Fulham Road, no Chelsea.

Cenas no interior da Inglaterra:
A Mansão ‘Somerton’ (a casa da orgia da foto acima) que deveria estar em Long Island, Nova York, foi filmada em dois lugares: as cenas do exterior da mansão foram feitas em Mentmore Towers, Buckinghamshire, e as do seu interior foram realizadas em Elveden Hall, em Suffolk (terra dos irmãos Fiennes – Ralph e Joseph – e do pintor John Constable).

Os famosos Pinewood Studios, localizados em Buckinghamshire, foram usados na reconstituição de algumas ruas de Manhattan e na criação dos interiores de diversos cenários do filme.
@@@@


“De Olhos Bem Fechados” foi apresentado para Tom, Nicole e os chefões da Warner em 1 de março de 1999. No dia 7 de março, Stanley Kubrick morreu em sua casa, na Inglaterra, e não viu a estreia de seu último –e, para variar um pouco, polêmico!– filme, em 13 de julho de 1999.
Foto: Divulgação

“Stanley se foi. Nunca mais haverá outro filme de Kubrick. Nunca mais haverá outro filme assim. Nunca. Porque era Stanley. Ele empurrava todos até o limite, empurrava o filme até o limite, os atores, emocionalmente, mas porque todos nós queríamos ir com ele.” (Tom Cruise)

“Uma coisa que Stanley deixou na minha vida foi: 'Bem, se você acredita numa coisa, acredita com paixão, devote-se a ela completamente, totalmente, e não peça desculpas'.” (Nicole Kidman)

Sala dedicada ao filme, na exposição "Stanley Kubrick",
no Museu da Imagem e do Som (M.I.S).
Foto: Fran Mateus

 @@@@

“Com este post, ‘Viagem de Cinema’ encerra a sua homenagem – iniciada em dez/13 – a Stanley Kubrick. Foi um prazer imenso conhecer um pouco deste grande diretor, um dos melhores de todos os tempos!”
(Fran Mateus)

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza