"...E o Vento Levou"




O amor de Katie Scarlett O´Hara (Vivian Leigh) por Ashley Wilkes (Leslie Howard) atravessou dias felizes, como os das festas entre as propriedades Tara (da família O´Hara) e Twelve Oaks (da família Wilkes), até os tempos ruins da Guerra Civil Americana. Durante o mesmo período, ela foi cortejada por Rhett Buttler (Clark Gable), um aventureiro cínico que a amava aceitando-a como ela, realmente, era: uma mulher viva, forte, mas hipócrita e egoísta. Scarlett só disse 'sim' a Rhett quando concluiu que nunca seria o amor da vida de Ashley, casado com a meiga Melanie (Olivia de Havilland).


Na abertura do filme, Scarlett e os gêmeos conversam na frente da mansão da família O´Hara.
Cena filmada no Seltznick Studios, atual Culver Studios.

Com todos os homens da festa aos seus pés, e Scarlett só tinha olhos para um deles, Ashley, justamente aquele que não queria casar-se com ela por amar Melanie. A cena da mansão em Twelve Oaks foi filmada nos Busch Gardens de Pasadena, Califórnia.

Com direção de Victor Fleming, “...E o Vento Levou” (Gone With the Wind, 1939) foi baseado no best seller de Margaret Mitchell, escrito entre os anos de 1926 e 1929. A produção hollywoodiana foi vencedora de 10 Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz (para Leigh) e Melhor Atriz Coadjuvante (para Hattie McDaniel, que interpretou a inesquecível Mammy, mas foi impedida de comparecer à cerimônia por ser negra).
A mansão de Twelve Oaks vista por dentro, enquanto Ashley apresenta Melanie à Scarlett.
É incrível a capacidade que os estúdios possuem de criarem tanto luxo para uma produção. O esforço valeu a pena, pois "...E o Vento Levou" ganhou 10 Oscar e foi, durante muito tempo, o detentor desta grande quantidade de prêmios.

Muitos turistas chegam à Geórgia procurando pelos cenários do filme. Porém, quase que toda a produção foi filmada em Los Angeles, no antigo Seltznick International Studios, que aparece nos créditos iniciais do filme e atualmente é conhecido como Culver Studios. As poucas exceções ficam para algumas cenas externas como esta, da foto abaixo, em que Scarlett retorna a Tara e encontra sua amada terra destroçada pelos ianques. Na cena rodada em Lasky Mesas, Calabasas, ela fala, com a pouca força que ainda possui, que nunca mais sentirá fome de novo.

“Com Deus por testemunha, com Deus por testemunha, não vão me derrotar. Vou sobreviver a isso. E, quando passar, nunca mais sentirei fome! Nem eu e nem minha família. Mesmo que eu minta, roube, trapaceie ou mate. Com Deus por testemunha, nunca mais passarei fome!”

Dizem que 'água mole em pedra dura...'.
De papo em papo, Rhett vai quebrando o gelo de Scarlett.

Outras cenas externas foram feitas mais adiante. A do churrasco, em Twelve Oaks, foi rodada em Busch Gardens, Pasadena; e, a cena da cavalgada do pai de Scarlett pelos campos de Tara, logo no início do filme, foi rodada na pequena cidade de Chico, numa região ao norte da Califórnia.
A chegada dos criados à nova mansão do casal Rhett e Scarlett foi feita no Culver Studios
(9336, Washington Boulevard, Culver City, Los Angeles)



Três horas e meia depois, o final do filme é impactante. Depois de tanto tempo ao seu lado, foi somente quando Rhett a abandonou de vez, que Scarlett percebeu que ele, sim, era o verdadeiro amor da sua vida. Por isso, para finalizar este post, compartilho aqui uma linda frase do filme, que tanto simboliza o tempo perdido por Scarlett, por não dar o devido valor a Rhett, como pode ser interessante para nós - humanos, simples e mortais - em mantê-la sempre na lembrança (e darmos mais valor aos momentos vividos):
 Não desperdice tempo. É disso que a vida é feita”.
"Do not squander time. That is the stuff life is made of".

@@@@
Fontes usadas para elaborar este post:
@@@@

Comentários

  1. Adoro esse filme, adorei saber aonde algumas de suas cenas foram gravadas. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, li uma critica que diz que "quanto mais o tempo passa, mas este filme parece melhor". É um clássico nota 10! Abraços!

      Excluir
    2. Impossível contar uma história que supere este conto eternizado.
      Assista Pássaros Feridos que também ficará em sua memória.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Ótima dica de filme. Já anotei para revê-lo. Vi esse filme há alguns anos, mas esqueci alguns detalhes dele. Penso que já está na hora de eu me emocionar de novo :-) Obrigada.

      Excluir
    5. Esse foi o melhor filme que eu já assisti. Ele é inesquecível!

      Excluir
    6. Ele é um verdadeiro clássico 🥰👍

      Excluir
  2. Assisti , muito lindo ,jamais esquecerei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um daqueles filmes maravilhosos, que queremos rever de tempos em tempos :-)

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza