Um tributo a Nora Ephron com "Mensagem para Você"

Nora Ephron nasceu em 19 de maio de 1941 e  dirigiu inúmeras comédias românticas que se tornaram famosas entre os fãs do gênero, dentre as quais, Sintonia do Amor (1983); Harry e Sally (1989) e a mais recente, Julie & Julia, de 2009.

Hoje, eu soube do seu falecimento, aos 71 anos de idade, na data de ontem (26 de junho). Uma imensa perda! Em sua homenagem, escrevo neste espaço sobre aquela que considero a melhor comédia romântica de todos os tempos, a adorável Mensagem para Você.


Mensagem para Você (You´ve got mail)
Joe Fox (Tom Hanks) e Kathleen Kelly (Meg Ryan) moram no bairro de Upper West Side; fazem o mesmo percurso para o trabalho; atuam no mesmo ramo - o das livrarias: a dela, pequena, aconchegante e voltada para o público infantil; a dele, imensa e maravilhosa, com sua diversidade de livros e uma cafeteria própria; saboreiam o ‘Starbucks nosso’ de cada dia na mesma loja da Broadway Avenue com a 83rd Street; e trocam mensagens diárias através da internet. Apesar destas inúmeras coincidências da vida, eles não se conhecem pessoalmente e nem mesmo sabem o nome um do outro!

Se no mundo virtual eles se apaixonam, na vida 'real', descobrem que são rivais nos negócios e passam a disputar o mesmo público do bairro. Quem assistiu “Mensagem...” sabe como esta história continua e termina (por ser comédia romântica, o final feliz está assegurado). Eu já a assisti tantas vezes que perdi a conta. Para mim, é um filme inteligente, uma dessas refilmagens bem feitas e de bom gosto. "Mensagem..." tem atores carismáticos, tanto no elenco principal, como no time de coadjuvantes e possui, no mínimo, três ingredientes que eu tenho paixão: livros, cafés e locações em Manhattan!


Algo comum na maioria dos filmes de Nora é ela incluir no material extra dos DVD´s, informações sobre os locais usados como cenários. Nascemos no mesmo dia (eu faço aniverário no dia 19 de maio), temos isso em comum! J  Com base nas dicas que ela dá, fiz um tour pelo Upper West Side, em 2005... 
... Visitei o Café Lalo, que fica no 201 da 83rd Street com Broadway, bem pertinho da Starbucks. Nora considerou este espaço como “charmoso, romântico e com a atmosfera perfeita”para o primeiro encontro do casal.


... Tomei um café da manhã na mesma loja da Starbucks frequentada por Joe e Kathleen (a minha paixão pelo conceito e café da Starbucks começou com este filme).

… Comi hot dog no Grays Papaya e dei uma voltinha pela Verdi Square, ambos na Broadway Avenue com a 72th Street.


... Tentei conhecer o 79thStreet Boat Basin, onde Joe Fox mora por um tempo, quando se separa de Patrícia, mas minha visita ao Rio Hudson foi rápida e panorâmica.

... Caminhando pela Broadway, avistei a H&H Bagel (na esquina com a 80th Street) e o supermercado Zabar´s (que Nora elogiou bastante pelo baixo preço e produtos de qualidade).


... E fiz um passeio cheio de encanto pelo Riverside Park, com uma parada nos jardins localizados na 91stStreet, cenário da cena final.

Para ambientar a megastore Fox & Sons Books, Nora usou o imenso espaço da Barnes and Noble (2289 Broadway Ave) e para compor a Shop Around the Corner, com uma pequena alteração na fachada, ela pode utilizar a loja Maya Schaper Cheese & Antiques (na 106 West 69th Street).


Nora deixará muitas saudades entre os fãs dos seus filmes,
entre os quais, eu me incluo!

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza