O clube de leitura de Jane Austen


Quando Jane Austen nasceu em Steventon, Hampshire, no ano de 1775, ninguém podia imaginar que a jovem filha de um clérigo, de saúde tão frágil, pudesse ganhar o mundo com a sua escrita, que começou por puro divertimento.


No mundo de Austen, na maior parte das vezes, as garotas são condenadas a miséria quando o pai morre. Isto acontece porque naquele tempo a herança do pai era deixada para um membro do sexo masculino: em "Razão e Sensibilidade", toda a fortuna ficou para o irmão mais velho das heroinas; em "Orgulho e Preconceito", ela foi deixada para um primo distante... Poucas delas são ricas, como "Emma".  E, para tornar a coisa pior, em todos os livros, suas heroinas sofrem por amor.

Fotos: divulgação

Tema recorrente é o preconceito associado às questões envolvendo riqueza e pobreza. Mas, não se preocupe: Jane sempre dá um jeito de consertar o problema das meninas, casando-as com os caras mais belos, cheios de personalidade e de dinheiro da região. Coisas de Austen!

Com suas histórias românticas, Jane conquistou tantos fãs no decorrer dos séculos e por tantos lugares do planeta, que se tornou umas das mais famosas escritoras da Inglaterra, e seus livros se transformaram em séries e filmes campeões de público e crítica.


Curiosamente, um dos filmes que mais gostei não foi baseado diretamente em algum dos livros de Austen, e sim no trabalho de Karen Joy Fowler, que se inspirou nas histórias da escritora inglesa para criar o delicioso "The Jane Austen Book Club" (O Clube de Leitura de Jane Austen). 


Livro e filme (dirigido por Robin Swincord, 2007) nos apresentam seis personagens muito bacanas - Bernadette, Jocelyn, Sylvia, Allegra, Prudie e Grigg - que vivem em Sacramento, na Califórnia, e são os primeiros integrantes do clube de leitura criado para ler e discutir as obras da inglesa.

A cada encontro mensal, os membros do grupo descobrem o quanto as suas próprias vidas e os seus dilemas pessoais estão conectados com os das personagens de Jane. Para uma das mulheres do grupo, os livros de Austen são perfeitos para curar os males do mundo.


O filme é uma delícia e merece ser visto, de preferência, numa tarde de verão. Ele pede sol e, se você puder, uma casa perto da praia. Aliás, umas das cenas mais agradáveis se passa numa praia, quando o grupo decide discutir um dos livros com direito a um piquenique a beira-mar.

Não se surpreenda se depois de assistir "O clube de leitura.." você queira fazer parte de um...Cool!


Comentários

  1. sou super fã de jane austen fiquei muito triste quando vi aquele filme:amor e inocencia que fala sobre a vida dela fiquei triste por ela nao ter ficado com tom defroy.eles formavam um casal lindo e se amavam sou muito fã dela.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza