Seattle no cinema

 

Pôsteres: divulgação

Localizada na Costa Oeste dos Estados Unidos, Seattle é uma das cidades norte-americanas mais charmosas que existe e pode ser apreciada em produções cinematográficas e televisivas de várias épocas. Apesar de alguns títulos se destacarem mais do que outros, o filme que faz praticamente todo cinéfilo querer visitar a cidade quando o assiste é Sintonia do Amor (1993), encabeçado por Tom Hanks e Meg Ryan. Na telinha, essa associação acontece com o seriado Grey´s Anatomy (2005 - ), a mais durável "propaganda" que Seattle já ganhou. Se você já assitiu essas duas produções, a boa notícia é que Seattle pode ser conferida em muitas outras história, entre as quais estão os títulos:

10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)

Cinquenta Tons de Cinza (2015), Cinquenta Tons Mais Escuros (2017) e Cinquenta Tons de Liberdade (2018). Pelo menos, as cenas aéreas foram feitas nos Estados Unidos; o resto da história, em Vancouver, no Canadá.

A Saga Crepúsculo: Eclipe (2010)

Estação 19 (2018- )

Queime Depois de Ler  (2008)

Superinteligência (2020)

The Last of Us (2021 - ) - saindo do forno...

Twin Peaks - O Retorno (2017)

 Um Drink no Inferno (1996)

Vida de Solteiro (1992)

dentre outros filmes e séries rodados em Seattle.

No sentido horário: Escala, primeira Starbucks, locações do filme Sintonia do Amor (casa de Sam no lago e banco onde Tom Hanks filmou no Athenian Food) e Space Needle (fotos: Fran Mateus)

Curiosidades sobre algumas locações:

O Seattle Grace Hospital ou Grey Sloan Memorial Hospital, de Grey´s Anatomy, é ambientado, majoritariamente, no Sepulveda Ambulatory Care Center, localizado em Los Angeles (16111 Plumer Street, North Hills). Ou seja, a mesma costa americana, mas diferentes cidades; logo, os fãs da série não o encontrarão onde acreditam que ele esteja.

Na trilogia Cinquenta Tons, Christian Grey (Jamie Dornan) mora na cobertura do deslumbrante Escala (1920 4th Avenue). Esse edifício mais a cidade vista do alto em algumas cenas são o que realmente aparece de Seattle na história. O restante das imagens foram rodadas, principalmente, em Vancouver, no Canadá.

Assim como muitos moradores reais da cidade, o fictício Sam (Tom Hanks), de Sintonia do Amor, também faz bom uso do Pike Place Market. No filme, ele visita o local em, pelo menos, duas ocasiões: para almoçar no Athenian com um amigo e pedir-lhe conselhos amorosos; e para comprar alimentos para o jantar que pretende dar a uma namorada em potencial. A propósito, a casa do lago onde Sam e seu filho moram fica no 2460 Westlake Avenue.

Se você gosta da Starbucks (como eu), pode aproveitar a visita ao Pike Place Market para dar uma conferida na primeira loja da cafeteria, aberta em 1971 e localizada de frente para o mercado (1912 Pike Place). Porém, prepare-se: quando essa pandemia passar, eu imagino que você vai enfrentar uma fila imensa para poder colocar as mãos num delicioso Latte. Se antes da COVID 19, a fila já era longa; depois, ela deve ficar interminável (mas vale a pena a visita).


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza