Lyon e seus museus de cinema: Musée Lumière


Fotos: Fran Mateus
Um dos lugares que, por si só, vale uma visita à cidade francesa de Lyon é o Musée Lumière, pelo motivo óbvio dele ser uma prova viva da criação da Sétima Arte.

O museu foi fundado na mansão onde viveram Louis e Auguste Lumière, os inventores do cinematógrafo e, com ele, do nascimento do cinema. Exatamente nesse local, os irmãos criadores filmaram vários curtas, sendo o primeiro "La sortie de l´usine Lumière à Lyon" (ou "A saída dos funcionários da fábrica Lumière"): uma imagem de 45 segundos que mostra os operários da fábrica Lumière deixando o lugar ao final de um dia de trabalho. Esse curtinha foi lançado, junto com outros títulos, em 28 de dezembro de 1895, no Le Grand Cafe, em Paris, e é considerado o primeiro filme da história do cinema.

Foto: Fran Mateus

Além da memorabilia e objetos criados pelos Lumière, o prédio também abriga um instituto dedicado à exibição de mostras cinematográficas e a homenagens ao povo do cinema. Ele foi fundado, em 1982, por Bernard Chardère, seu curador, e por Maurice Trarieux-Lumière, neto de Louis.




Na telona, o Musée Lumière pode ser conferido em "Paris pode esperar" (2016, Eleanor Coppola), na cena em que Anne (Diane Lane) é levada por Jacques (Arnaud Viard) para visitá-lo.

Onde: 25, rue du Premier Film (metrô Ligne D, Station Monplaisir Lumière)

Post seguinte: Lyon e seus museus de cinema - Miniature et Cinema


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza