Especial "John Wick": De Volta ao Jogo
![]() |
(John Wick, 2014, direção de Chad Stahelski e David Leitch) |
Dito isso, como este quarto filme representa o fim da saga do anti-herói na sua busca tanto por vingança como por paz, cabe aqui um retorno à história desse personagem tão marcante, começando pelo primeiro filme da franquia.
John Wick: De Volta ao Jogo
O assassino profissional John Wick se aposenta para poder levar uma vida tranquila e feliz ao lado da mulher que ama, Helen Wick (Bridget Moynahan, da série de tevê Sex and the City). Acontece que a esposa de John tem uma doença terminal e, depois de um tempo lutando pela vida, morre. Para ajudá-lo a superar a dor e a solidão depois da sua partida, Helen deixa um cachorrinho chamado Daisy de presente para o marido.
Em luto e sempre acompanhado de Daisy, John Wick passa os dias dirigindo o Ford Mustang Boss 1969 com o qual costumava passear com Helen. Num desses passeios, ele para num posto de gasolina, onde é abordado pelo jovem Iosef Tarasov (Alfie Allen, de Game of Thrones). O russo faz uma proposta pelo carro, mas Wick a rejeita. Inconformado, o rapaz e seus amigos seguem John, invadem a casa dele no meio da noite, atacam o ex-assassino e matam Daisy na frente dele. Sem saber com quem estavam lidando, o trio de gangsters juniores comete o erro de deixar Wick vivo; esse, obviamente, se vê de volta ao jogo para vingar-se dos rapazes e recuperar o seu carro.
Ironicamente, no passado, o habilidoso Wick tinha feito uma série de serviços considerados impossíveis para Viggo Tarasov (Michael Niqvist), o pai de Iosef e também o chefe do sindicato do crime russo em território novaiorquino. Sendo assim, quando papai gângster descobre o que o seu filho mimado fez, logo entende que teria que achar um jeito de matar o antigo funcionário para não perder Iosef. Ele, então, oferece um prêmio pela cabeça de Wick, dando início a uma caça desenfreada ao lendário assassino profissional.
Bem, John não queria voltar ao jogo. Ele só queria curtir a sua dor em paz, mas as circunstâncias o obrigaram a sair da toca. Com isso, esse homem mostra para o submundo do crime organizado de Nova York (e para a audiência do filme) porque era tão temido quanto admirado e conhecido como Baba Yaga (ou bicho-papão).
Em sua busca por vingança, John Wick precisa da ajuda de amigos e informantes. Nesse grupo estão Marcus (Willem Dafoe), um colega de profissão; Aurélio (John Leguizamo), dono de uma oficina de carros; e Winston, gerente e dono do Hotel Continental, um espaço de abrigo e descanso para assassinos profissionais, onde é proibido matar.
Claro que, depois de muito tiroteio e muitas lutas corporais, John Wick consegue a sua vingança. Ele também ganha ferimentos sérios e que o obrigam a buscar tratamento numa clínica veterinária. Nesse local, ele vê um pit-bull e decide levá-lo consigo. Detalhe: a pé, porque a recuperação do seu estimado carro é uma outra história.
![]() |
Divulgação |
Locação em destaque: Continental Hotel New York
Exterior: 82 Beaver Street.
Interior: 25 Broadway.
Ambos endereços estão localizados no Financial District, em Manhattan.
🎦
Nos próximos posts, confira os resumos de John Wick 2: Um Novo Dia Para Matar (2017), John Wick 3: Parabellum (2019) e John Wick 4: Baba Yaga (2023).
Comentários
Postar um comentário
Fale conosco