Buenos Aires no cinema


Fotos dos filmes: Divulgação

A Argentina ambienta uma indústria cinematográfica bem organizada e de alto padrão de qualidade, com uma parte das suas ótimas histórias sendo rodados na capital, Buenos Aires. Entre elas estão Evita (1996), O Mesmo Amor, a Mesma Chuva (1999), Nove Rainhas (2000), O Filho da Noiva (2001), O Abraço Partido (2003), Não é Você, Sou Eu (2004), Diários de Motocicleta (2004), Tetro (2009), Medianeras (2011), Um Conto Chinês (2011), Relatos Selvagens (2014) e os ganhadores do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, A História Oficial (1985) e O Segredo dos seus Olhos (2009). A lista, a seguir, apresenta locações de alguns desses trabalhos.



Avenida Santa Fé
Uma das vias mais movimentadas de Buenos Aires é o endereço dos personagens principais de Medianeras: o programador de sites, Martin (Javier Drolas) e a arquiteta, Mariana (Pilar López de Ayala). Ele mora no edifício de número 1105; e ela, no de número 1183, ambos separados por um prédio baixo e localizados na quadra próxima da Avenida 9 de Julio. A Santa Fé é repleta de estabelecimentos comerciais, sendo o mais famoso deles a livraria El Ateneo Grand Sprendid, no número 1860 da rua.

Este simpático bar, localizado no bairro de Palermo, foi aberto no início do século XX com o nome dos seus donos: o pai, Varela; e, o filho, Varelita. Frequentado por escritores e políticos locais, como Héctor Libertella, José Bianco e ‘Chaco’ Álvarez, o Varela-Varelita teve uma das suas mesas mostradas no filme Latitudes (2014), na cena em que a personagem de Alice Braga tem uma conversa séria com o marido (Av. Raúl Scalabrini Ortiz, 2102).

Madonna representou, no cinema, o papel de Evita, a mulher mais famosa da Argentina (e, a mais querida por grande parte da população, até os dias de hoje). Parte das cenas com ela aconteceu na Casa Rosada, a residência mais poderosa do país, sendo a mais lembrada aquela em que a americana canta Don´t Cry For Me, Argentina. O prédio é a sede do Poder Executivo do país e onde são exercidas as funções do Presidente da República, representado, no filme, por Jonhathan Pryce, no papel de Juan Perón (Balcarce 50; metrô Plaza de Mayo, Línea A).

No segmento Bombita de Relatos Selvagens, Simón (Ricardo Darín) estaciona o carro na frente dessa doceria, para comprar a torta de aniversário da filha. Quando ele sai do local, vê que o seu veículo foi apreendido e multado (Juncal 1296).

No filme Evita, uma das locações mais animadas e elegantes é a Confitería Ideal (Calle Suipacha 384). Ela foi fundada em 1912 como restaurante, café e tanguería. Madonna esteve por lá, filmando cenas de Eva, antes dela se tornar a primeira-dama. A cantora dançou tango e fez bonito. Uma forma de curtir o espaço, se você for a Buenos Aires durante o Ano-Novo, é passando o réveillon no local, onde contará com comida e bebida boas, além de shows de tango de primeira.

Em Medianeras, Mariana visita este belo exemplar arquitetônico de 1909 e conta a história de sua dona original, Corina Kavanagh, a herdeira de uma família rica que se fez sozinha. Por esse motivo, ela foi impedida de se casar com um nobre, visto que a mãe dele não aprovava o fato dela não ter nascido em berço de ouro (Calle Florida 1065).



Para muitos usuários do transporte público local, a Estación Retiro talvez seja vista como mais uma das estações de trens da capital. Já para os seus visitantes cinéfilos, o lugar tem um significado mais romântico do que prático: é nela onde Benjamín (Darín) se despede de Irene (Villamil), na cena inicial de O Segredo dos Seus Olhos. O acesso para essa bela construção de estilo inglês, datada do início do Século XX, se dá pela estação de metrô Lima, da Linha A. 

Esse hotel cinco estrelas, localizado no bairro nobre e renovado de Puerto Madero, é uma das locações mais importantes de Nove Rainhas. Nele, o golpista profissional, Marcos (Ricardo Darín), tenta levar vantagem sobre um hóspede estrangeiro (Macacha Güemes 351).

Em Nove Rainhas, Marcos vai até esse café e "ensina" ao vigarista iniciante, Juan (Gastón Pauls), como aplicar o golpe da cédula de dinheiro falsa (Hipolito Yrigoyen, 1218).

Esse café elegante foi escolhido como uma das locações de O Segredo dos Seus Olhos. É nele onde Benjamín e Irene colocam o passado em dia e falam do presente. O estabelecimento foi inaugurado em 1894 e se tornou num dos bares mais tradicionais da cidade. Ali, senhores e senhoras tomam o seu café da manhã, executivos almoçam as especialidades da casa e outros frequentadores vão jogar bilhar (Avenida de Mayo, 1271). 

Os cinéfilos vão adorar conhecer o Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken, criado em 1971 com a função de preservar o patrimônio cinematográfico argentino. O museu recebeu o seu nome como uma homenagem a um dos primeiros pesquisadores do cinema e colecionador. O material que Pablo tinha relacionado ao mundo do cinema, constitui a base do acervo da instituição.  O seu prédio, de tijolos aparentes, está localizado no bairro de La Boca (Agustín R. Caffarena 51)

No filme O Segredo dos Seus Olhos, esse é o lugar mais exibido na trama, por ser o ambiente de trabalho dos personagens principais: Benjamín, Irene e Sandoval (Guillermo Francella). O belo prédio, cujo nome formal é Corte Suprema de Justicia de la Nación Argentina, ostenta uma arquitetura de simetria rígida e é sustentado por longas colunas. Ele foi fundado em 1863 e fica na Plaza Lavalle (atrás do Teatro Cólon).

🎥 

Assine a nossa newsletter enviando o seu e-mail para  faleconosco@cinetourproject.com.

🎥 


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza