Boston & Cambridge no Cinema


Por Fran Mateus

Se você estiver de viagem marcada para Boston e Cambridge e desejar conhecer alguns lugares presentes em séries e filmes ambientados nessas duas cidades americanas de ares europeus, dê uma conferida nessa lista com alguns títulos rodados por lá e, em seguida, em parte das suas locações cinematográficas.

Filmes e séries com cenas em Boston e Cambridge:

Boston em cena:
Fotos: Fran Mateus (locações) e divulgação (filme "Gênio Indomável")

Uma das áreas mais filmadas da histórica e cosmopolita Boston é o seu centro, especialmente o entorno do Boston Common. Dentro do parque público mais antigo do país (ele data de 1634) foram rodadas cenas de, pelo menos, dois filmes mencionados: Gênio Indomável e Ted 2. No primeiro, é num banco de frente para o Frog Pond onde acontece a conversa séria entre o psicólogo Sean (Robbie Williams) e o jovem rebelde Will (Matt Damon); no segundo, num outro banco desse imenso espaço verde, John (Mark Wahlberg) e Ted (voz de Seth MacFarlane) celebram o fato do ursinho desbocado ter conseguido o seu primeiro emprego.

Do lado de fora do Boston Common estão inúmeras locações de filmes. Destaco aqui duas delas: a State House e o bar Cheers. A suntuosa sede do governo de Massachusetts data de 1798 e se tornou um dos cenários marcantes de Os Infiltrados; já o prédio que virou "a cara" da série televisiva de mesmo nome é um dos lugares mais visitados por quase todo turista que chega em Boston. Basicamente, eles querem conhecer o bar "onde todos sabem o seu nome".

Para explorar outros espaços cinematográficos do centro, eu recomendo um passeio que fiz e que foi muito agradável: o Boston Movie Mile Walking Tour. Com ele, você fará uma agradável caminhada de cerca de 2 horas, sendo guiado por ruas charmosas e ouvindo detalhes de cenas inesquecíveis rodadas nelas. Se desejar imitar os personagens ou declarar alguma das suas falas, esse passeio abre espaço para esse tipo de interatividade.

Cambridge em cena:
Fotos: Fran Mateus
O cidade berço da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) ficou associada a dois filmes ambientados nesses celebrados campus: Gênio Indomável e A Rede Social.

No primeiro título, Will Hunting (Damon) trabalha como faxineiro do MIT e, nas horas vagas, resolve (anonimamente) complexos exercícios de Matemática, deixados pelo Professor Lambeau (Stellan Skarsgard) em quadros espalhados pelos corredores do campus. Sobre essa universidade de tecnologia, ela foi iniciada em 1861 com o lema "mind and hand" (mente e mão), mostrando o seu interesse em combinar conhecimento acadêmico com objetivos práticos. Um dos pontos altos de se fazer um passeio pelo seu complexo é poder apreciar os seus belos exemplares arquitetônicos, entre os quais estão o neoclássico Maclaurin Buildings (1916), de William Welles Bosworth (exibido em cena), e o inovador Ray and Maria Stata Center (2004), projetado por Frank Gehry.  

O outro filme mostra como Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg, fantástico no papel!) cria o programa que deu origem ao Facebook, quando ainda estudava em Harvard. O jovem larga os estudos para cuidar do negócio, perde alguns amigos pelo caminho, mas acaba ganhando muito dinheiro. Apesar da história dele ter acontecido dentro do imenso, agradável e histórico campus da universidade mais antiga do país (ela data de 1636), A Rede Social teve poucas cenas feitas em Massachusetts; a sua maior parte foi filmada em cidades californianas. 

Boston e Cambridge são unidas e separadas pelo Charles River, um espaço de lazer local que, do alto ou do solo, é exibido em cena sempre que os produtores querem deixar claro que as suas histórias se passam nessa parte dos Estados Unidos. Uma caminhada pelas suas margens ou um passeio de barco pelas suas águas são formas perfeitas de se encerrar a visita por essas cidades tão tradicionais quanto inovadoras. 

🎥 

Assine a nossa newsletter enviando o seu e-mail para  faleconosco@cinetourproject.com.

🎥 


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza