Nova York num roteiro de cinema


Fotos e texto: Fran Mateus

Está de malas prontas para Nova York e quer fazer um tour de cinema? Então, anote estas dicas e divirta-se! 

1º dia
Os primeiros passeios sugeridos pela Big Apple podem feitos em Midtown West, visitando os clássicos da ilha, turísticos e cinematográficos: Times Square, a Quinta Avenida, o Observatory Deck do Rockeffeler Plaza, os teatros da Broadway, a NYPL e o Empire State Buiding. Entre os incontáveis filmes rodados na região estão Vanilla SkyTaxi DriverBirdmanComo Perder um Homem em 10 DiasMesmo Se Nada Der CertoTarde Demais para EsquecerTiros na BroadwaySintonia do AmorUm Dia em Nova York, O Profissional.

2º dia
Dia de ficar no Central Park (por conta própria ou fazendo parte de um passeio guiado) e de visitar as obras de arte do Metropolitan Museum. O parque apareceu em filmes como Bonequinha de LuxoNoivo Neurótico, Noiva NervosaKramer versus KramerABC do AmorIgual a Tudo na VidaContos de Nova YorkEsqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York, Os Vingadores.  O museu emprestou o seu espaço para O Diabo Veste PradaTodos Dizem Eu Te AmoTrapaceiros e, teoricamente, Thomas Crown - A Arte do Crime (a locação real foi a New York Public Library). 


3º dia
Se estiver pegando metrô para explorar Nova York,  aproveite a sua horizontalidade para conhecer as atrações do Upper East Side, East Village e Chinatown, como o Carl Schurz Park (A Última Noite e Bananas), a Queensboro Bridge (Manhattan), a ONU (A Intérprete), o Chysler Building (Sex and The City), a Grand Central Station (Intriga Internacional), a Church of the Transfiguration (Hannah e Suas Irmãs), o Thompkins Square Park (Grandes Esperanças), a Katz´s Delicatessen (Harry e Sally - Feitos Um Para o Outro) e as ruas de Chinatown (O Enigma Chinês, Tudo Pode Dar Certo). 

4º dia
Hoje é dia de explorar todo o West Side da ilha, começando no Harlem (A Vida Secreta de Walter Mitty) e em Morningside Heights (Maridos e Esposas), passando pelo Upper West Side (Mensagem para Você, Hannah e Suas Irmãs, Uma Noite no Museu), seguindo para o Chelsea (As Horas) e Meatpacking District (Melinda e Melinda e Sex and the City). Finalize o dia entre Greenwich Village, SoHo e TriBeCa (FriendsEu Sou a LendaMelhor ImpossívelCinderela em ParisOs Caça-Fantasmas, dentre tantos outros títulos).

5º dia
Cruze a Brooklyn Bridge e vá direto para Coney Island (Nova York, Eu Te AmoGrande Menina, Pequena Mulher; Noivo Neurótico, Noiva NervosaRoda Gigante).  Volte pelo Prospect Park (Tiros na Broadway A Era do Rádio) e, depois, fique um tempo nas imediações do Brooklyn Bridge Park (De Repente 30Era Uma Vez na AméricaOs Embalos de Sábado a NoiteUm Senhor Estagiário). Atravesse a ponte (Sex and the City) e encerre o dia em Lower Manhattan (Kate e LeopoldWall StreetHomens de PretoProcura-se Susan Desesperadamente).

🎦


Para ver mais lugares cinematográficos novaiorquinos e encontrar inspíração para outros roteiros de cinema, confira as dicas do site Cinetour na página Nova York de Cinema.



Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza