Los Angeles - Cidade Proibida: Frolic Room e Pantages Theatre



Por Fran Mateus


Los Angeles - Cidade Proibida (1997) foi um dos filmes noir mais interessantes do final da década de 1990. A sua história se passa na década de 1950, numa L.A tomada pelas drogas. Nela, um trio de policiais de estilos diferentes – o elegante Jack Vincennes (Kevin Spacey), o carreirista Ed Exley (Guy Pierce) e o brutamontes Bud White (Russel Crowe) – querem descobrir quem está por trás de uma série de assassinatos envolvendo tiras e prostitutas de luxo que se parecem com estrelas de cinema. 

Além de trabalhar nesse caso, Vincennes faz extras ensinando atores a interpretarem policiais nos filmes de Hollywood e nas séries de tevê. Numa noite, após saber que um jovem ator que ele apresentou para um político foi assassinado, o policial vai ao Frolic Room, toma uma bebida no seu balcão e deixa uma gorjeta de $50 para o garçom (o mesmo dinheiro que recebeu para fazer a fatídica apresentação). Quando ele sai do bar, a câmera exibe a fachada lateral e luminosa do Pantages Theatre

Bar e teatro fazem parte da história da Old Hollywood. O primeiro foi aberto em 1930 (clandestinamente, visto que os americanos ainda viviam sob as restrições da Lei Seca) e recebeu muitos profissionais de Hollywood. É possível que ele tenha sido escolhido como locação por ser o último lugar onde a bela e jovem atriz Elizabeth Short foi vista pela última vez, antes de ser brutalmente assassinada, em 1947, no caso que ficou conhecido como Dália Negra. O segundo, por sua vez, começou a funcionar em 1949 e se notabilizou por ambientar as festas de entrega do Oscar daquele ano até 1954. Desde que passaram a ser vizinhos, o Frolic recebe a turma que vai ao Pantages e vice-versa. Ambos merecem uma boa visita dos cinéfilos mais apaixonados e comprometidos em conhecer os lugares que fazem parte da História da Sétima Arte. 

Anote:
Frolic Room (6245 Hollywood Blvd)
Pantages Theatre (6233 Hollywood Blvd)

Sobre o Frolic Bar, leia também

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza