As Férias do Pequeno Nicolau


Meu sobrinho veio passar as férias em São Paulo. E adorou o passeio. Foi ao Aquário, ao Museu do Futebol, à Avenida Paulista, fez algumas viagens curtas, fez novos amiguinhos e tomou muito sorvete. Mas, um dos passeios que ele mais curtiu foi ir ao cinema. Ele assistiu muitos filmes e ainda queria mais. Um desses filmes foi "As Férias do Pequeno Nicolau" (Les Vacances du Petit Nicolas), que acabou marcando o período.
Nicolas, nome do garotinho em francês, é fruto da criação de René Goscinny e do ilustrador Jean-Jacques Sempé e tem marcado, desde o final da década de 1950 e através de histórias em quadrinhos, toda uma geração de franceses. Em 2009, ele surgiu no cinema com medo de ganhar um irmãozinho e perder as mordomias de ser filho único. E, no Natal de 2014, ele retornou de férias e na praia. É um filme divertido, ensolarado, colorido e delicioso. Indicado para crianças (que rirão muitos com as peripécias dos mirins) e adultos (que soltarão altas gargalhadas com as trapalhadas do pai, da mãe e da avó de Nicolau).  




A praia Dames de Noirmoutier, ao oeste da França (veja mapa abaixo) foi escolhida a principal locação do filme e passou por uma produção da equipe de direção de arte para ficar com a ‘cara’ dos anos 1960. Dá até vontade de ir até lá e 'viver' aquele momento, com aquelas pessoas e aquelas experiências de vida. Dá vontade, também, de usar algumas daquelas roupas fofas. Sabe como é, a moda antiga sempre volta de cara nova... 


Plage des Dames, Île de Noirmoutier, Vendée, França

Bem, se não conseguir assistir "As Férias do Pequeno Nicolau" nos cinemas, dê um jeito de vê-lo na Tv por assinatura, dvd ou o que você preferir. Só não deixe de se divertir com a turminha encabeçada pelo diretor Laurent Tirard e pelo 'pequeno Nicolau', Mathéo Boisselier. Meu sobrinho viu, amou e já pensa em qual filme marcará as suas férias do próximo ano. É esperar para ver :-)


Saiba mais:

Artigo do site Cote Maison (em francês)

Artigo do site Sud Ouest (em francês)

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza