O mundo de Almodóvar

Pedro ALMODÓVAR Caballero nasceu no dia 24 de setembro de 1949. Hoje, ele é o seu 'cumpleaños' e este post é a minha homenagem ao homem saiu de La Mancha para ganhar Madrid, a Espanha, Hollywood e o Mundo. Que viva muito e continue a nos emocionar com os seus filmes coloridos e revolucionários!!!

Em toda a sua filmografia, Almodóvar sempre colocou as mulheres num pedestal. Suas musas inspiradoras são muitas. CARMEN MAURA foi a primeira e a mais recente é PENÉLOPE CRUZ (foto). Particularmente, adoro a BLANCA PORTILLO (também presente na foto acima).

Entre os atores-fetiche, fica clara a importância de ANTÔNIO BANDERAS na vida do diretor e vive-versa. Foi através dos filmes de Almodóvar que Banderas conquistou o universo hollywoodiano. 

O primeiro sucesso internacional de Almodóvar foi "MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS". O filme de 1988 é hilário e coloridíssimo! Carmen Maura, Rossy de Palma e Banderas assumiram os papéis principais.

Em 1999, ele nos presenteou com "TUDO SOBRE MINHA MÃE". Meu filme favorito de toda a sua obra! No elenco, Cecília Roth, Penélope Cruz e Antonia San Juan (no papel de Agrado, que rouba a cena). A cidade de Barcelona aparece encantadora e convidativa.

Com o intenso "FALE COM ELA", de 2002, Almodóvar ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original. O filme trata da estória de amor, abuso e traição das duplas Benigno (Javier Cámara) e Alicia (Leonor Watling) e de Marco (Darío Grandinetti) e a toureira Lydia (Rosario Flores).

Com "VOLVER" (2006), o diretor volta à sua querida - mas, por muitos anos, odiada - La Mancha. Esse filme também marca outro retorno: o da parceira de longa data, a fantástica Carmen Maura, num papel apaixonante.  

Considero "OS ABRAÇOS PARTIDOS" (2005) o filme mais romântico e sentimental de Almodóvar. Adorei cada cena!

"A PELE QUE HABITO": a produção almodovariana de 2011 voltou a 'chocar' o mundinho cinéfilo!!!

"AMANTES PASSAGEIROS", de 2013. 
A associação com o estado econômico atual da Espanha é inevitável!

Que Pedro ALMODÓVAR seja feliz e criativo. Siempre!

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza