Avenida Paulista no Cinema

Foto: Thiago Teixeira / AE

A Avenida Paulista é um dos endereços mais famosos de São Paulo e um dos mais conhecidos do país. Dona de uma arquitetura singular, centro que combina trabalho e lazer, e palco de manifestações artísticas, sociais e políticas, os seus 2,8 km de extensão não passariam despercebidos pelo povo do cinema. Faça este tour á pé.


Praça Oswaldo Cruz em '2 Filhos de Francisco'

Comece o seu tour de cinema pelo início da Paulista: a Praça Oswaldo Cruz. Sentado num dos bancos da praça, está um jovem compositor e cantor. Notadamente preocupado com o futuro da sua família e da sua carreira, ele tem os pensamentos interrompidos pelo irmão, que lhe oferece pipocas. Os jovens são Mirosmar/Zezé di Camargo (Márcio Kieling) e Welson/Luciano (Thiago Mendonça), numa cena do filme ‘2 Filhos de Francisco’, que usou a Paulista como cenário. Luciano fala para Zezé que eles irão vender 1 milhão de discos. Hoje, quem passar pela praça verá que o lugar está um pouco diferente do que foi mostrado no filme. Com uma boa reforma, ela tornou-se ponto de encontro de skatistas. Uma vez ali, a dica é prestar atenção na escultura ‘Índio Pescador’, do artista Francisco Leopoldo e Silva e no Shopping Pátio Paulista, um dos mais agitados da cidade.

A Escola Rodrigues Alves em 'Bellini e o Demônio'
Continuando o tour, no número 227, você encontrará a Escola Estadual Rodrigues Alves. O prédio foi, na ficção, o cenário do assassinato de uma estudante, no filme ‘Bellini e o Demônio’, cujo roteiro foi baseado no livro de Toni Belotto. A escola original, criada para os filhos dos empregados dos barões do café ali estudarem, foi inaugurada em 1907 com o nome Escolas Reunidas da Avenida Paulista e ficava na esquina com a rua Pamplona. Ela foi transferida para a localização atual em 1919. Note que o nome da escola está registrado nas duas entradas que dão frente para a Paulista. Restaurada em 2003, a Rodrigues Alves foi tombada em 1985 pelo Condephaat.

Paulista com Alameda Campinas em 'Ensaio sobre a Cegueira'
Na altura da Paulista com a Alameda Campinas, uma jovem prostituta compra remédios numa farmácia. Minutos depois, ela pega um taxi rumo a um encontro com um cliente. Esta moça – que passaremos a conhecer como a Garota dos Óculos Escuros (Alice Braga) - ainda não sabe, mas ela está prestes a perder a visão em ‘Ensaio sobre a Cegueira’, filme de 2007, baseado na obra de José Saramago e dirigido por Fernando Meirelles. Não muito longe dali, saindo de um metrô, está a jovem Rachel, que abandonou o lar de classe média, aonde vivia com a família, para ir morar num bordel e transformar-se na famosa ‘Bruna Surfistinha’. 

O Parque Trianon em 'Bellini e a Esfinge'


Algumas quadras depois, você encontrará o Parque Trianon, cenário de outro filme adaptado da primeira obra de Toni Belloto: ‘Bellini e a Esfinge’. Procure pelo bebedouro do parque, muito próximo da entrada central com acesso pela Avenida Paulista. Ali, o detetive Remo Bellini (Fabio Assunção) encontrou Cigano, uma importante testemunha do assassinato do doutor Rafidjian (Paulo Hesse), médico que havia contratado Bellini para descobrir o paradeiro de uma jovem prostituta. O espaço abre ao público às 6h e fecha às 18h, inviabilizando os mais ousados a imitarem o destemido detetive.  

Com o nome oficial de Parque Tenente Siqueira Campos, o lugar foi inaugurado em 1892 e possui mais de 48.000 m2. Sua bem preservada vegetação de Mata Atlântica é composta por cerca de 135 espécies de flora, dentre elas: jatobás, jequitibás, cedros, pau-ferro, sapopembas, guaraiuvas, dentre outras. Aprecie, também, as esculturas ‘Fauno’, de Victor Brecheret e ‘Aretusa’ de Francisco Leopoldo da Silva. Na frente do parque, encontramos a estátua de um bandeirante conhecido como Diabo, o Velho. Horário: das 6h às 18h, diariamente.


Túnel da Paulista em 2 produções nacionais

O cinetour pela Paulista será finalizado na sua altura entre a Bela Cintra e a Consolação. Ali, no meio da avenida, existe uma abertura que dá vista para o túnel que liga a Paulista às Avenidas Rebouças e Dr. Arnaldo cujo nome é Complexo Viário José Roberto Fanganiello Melhem. Enquanto na parte acima do túnel, a jovem Malu (Fernanda de Freitas) tentou, sem sucesso, um contato telefônico com o seu amado Luiz Mario (Marcelo Serrado), numa cena do filme ‘Malu de bicicleta’, na parte interna do túnel, Romeu (Marcos Ricca), de ‘O Casamento de Romeu e Julieta’, passou de carro com a cabeça mergulhada em problemas. Ele imaginava como convencer o pai de sua amada e palmeirense Julieta (Luana Piovani) de que ele - um corintiano roxo – era o homem certo para ela. Malu, por sua vez, nem imaginava que o seu namorado só não atendeu ao seu telefonema porque estava dando em cima da sua melhor amiga. O Túnel da Avenida Paulista é um dos lugares mais conhecidos de São Paulo, onde se pode apreciar arte feita do grafite.



Para chegar até a Avenida Paulista, faça como Bruna Surfistinha e desça numa das estações de metrô ali existentes (Brigadeiro, Trianon-Masp ou Consolação). 


Fotos: divulgação








Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza