"A primeira noite de um homem"


O título, a história, a performance convincente de Dustin Hoffman e dos outros atores, e até as locações, tudo isso contribuiu para colocar “A Primeira Noite de Um Homem” entre os maiores sucessos do cinema, fazendo-o constar na 17ª posição entre os 100 Maiores Filmes de Todos os Tempos!
Nele, Benjamin Braddock (Hoffman) retorna à Los Angeles recém-saído da universidade. Logo que chega em casa, seus pais oferecem uma festa em sua homenagem, o que deixa o rapaz angustiado por ter que responder – sem ter respostas para isso - sobre o que pretende fazer do seu futuro. Dentre os curiosos convidados, uma delas tem outras intenções. Trata-se da Sra. Robinson (Anne Bancroft, que ficou marcada pela brilhante interpretação que deu a personagem) que, naquela mesma noite, tenta seduzir o rapaz. Sob o pretexto de precisar de carona, ela leva Benjamin até a sua residência (a casa usada no filme está localizada em North Palm Drive, Beverly Hills) e tenta, sem sucesso, um contato – digamos – mais íntimo e pessoal, com o jovem de 21 anos.
Alguns dias depois, Benjamin, entediado e sem perspectivas profissionais em mente, vai ao Hotel Talf e, de lá, liga para a Sra. Robinson. É dado o início de um dos casos amorosos que mais deu o que falar entre os amantes (!) do cinema. A famosa ‘primeira noite’ foi perfeita em seus detalhes. Mike Nichols dirigiu e Hoffman representou com convicção todo o nervosismo de Benjamin, em contraste com a segurança e experiência da Sra. Robbinson de Bancroft. Uma cena que vale o filme inteiro!  Quem visitar a região e procurar pelo Hotel Talf, o ninho de amor do casal, irá encontrar em seu lugar o elegante Ambassador Hotel, que ficou mais famoso do que já era, desde que virou palco do assassinato do senador Robert Kennedy, então candidato à presidência dos EUA.


Fotos: divulgação

Para Benjamin, encrenca pouca é bobagem. Não basta manter o caso com a mulher do sócio do seu pai. Assim que reencontra Elaine (Katharine Ross), filha dos Robinson, ele apaixona-se verdadeiramente. A moça até corresponde os sentimentos do jovem, mas, desapontada por descobrir que ele é amante de sua mãe, parte para a Universidade de Berkeley e arranja outro namorado. Benjamim vai atrás dela, deixando os pais ficam felizes por acharem que o rapaz tomou gosto pelos estudos. As cenas da universidade foram rodadas em duas outras instituições superiores: na Universidade da Califórnia (Ucla) e na Universidade do Sul da Califórnia (USC).
Elaine fica dividida entre a raiva e a paixão por Benjamin, mas segue firme o namoro com o jovem Carl Smith, aceitando o seu pedido de casamento. A igreja usada na cena do matrimônio foi a United Methodist Church, localizada em La Verne, CalifórniaBenjamin não deixa por menos e vai atrás da sua amada. Elaine abandona o marido no altar e corre para os braços do amado. O novo casal foge num ônibus, naquela que se tornou a cena que mais recebeu continuações por outras produções da tevê e do cinema. Afinal, todos queriam saber o que aconteceu a Benjamin e Elaine depois que saíram daquele ônibus!  Se você constar entre os curiosos de plantão, confira o filme “Dizem por aí...” (2005), com Jennifer Aniston no papel principal, que descobre que a sua família serviu de inspiração para Charles Webb criar os personagens de “The Graduate” (título original de “A primeira noite de um homem”). Na televisão, Home School (2008) é uma série de 11 episódios que nos mostra Benjamin e Elaine já com dois filhos e vivendo no subúrbio de Nova York.
Se você tiver inspiração e vontade de dar uma continuação para o casal, crie a sua própria versão para ‘os fatos’. Quem sabe a sua história não se torna mais uma bem-sucedida continuação para o filme de 1967, que ganhou o Oscar de Melhor Direção e seis Globo de Ouro, além de muitos outros prêmios em festivais pelo mundo? Eu já penso em escrever a minha :-) .


Fonte: Cinemateca Veja, Abril Coleções.

Comentários

  1. Poxa, esse é um clássico e eu ainda não assisti. Preciso conferir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza