4 museus imperdíveis no Rio de Janeiro


Museu Nacional de Belas Artes: o deslumbre do visitante já começa pelo prédio, projetado pelo espanhol Morales de Los Rios e inspirado no Museu do Louvre.  Quando inaugurado em 1909, o espaço era a Academia de Belas Artes da cidade, ganhando o status de museu em 1937. Além de obras do holandês Frans Prost e do francês Debret, não se surpreenda quando encontrar as réplicas perfeitas da Vênus de Milo e da Vitória de Samotrácia (foto). Av. Rio Branco, 199, Centro. www.mnba.gov.br. 




Museu de Arte Contemporânea: atravessar de barca a Baía da Guanabara já é um passeio interessante e chegar a Niterói com a finalidade de conhecer o MAC, obra de Oscar Niemeyer mais conhecida como ‘o disco voador’, chega a ser um motivo nobre. Detalhe: o fotogênico prédio é sustentado por apenas uma coluna e fica ‘de frente’ para o Pão-de-Açucar (do lado carioca), paisagem que deixa qualquer foto muito mais bonita. Sobre as exposições, prepare-se para atualizar-se com o mais novo em termo de arte contemporânea. Mirante da Boa Viagem, s/n, Niterói. www.macniteroi.com.br.




Museu Internacional de Arte Naïf: quem aprecia muuuiiittoooo uma arte colorida e vibrante,  precisa visitar este pequeno museu localizado ao lado da estação do trem que leva ao Cristo Redentor e encantar-se com obras de artistas nacionais e estrangeiros. Para quem ainda não teve oportunidade de conhecer este tipo de arte, que privilegia aspectos da cultura popular, este é o lugar certo para visitar.  Rua Cosme Velho, 561. www.museunaif.com.br. 



Museu de Arte do Rio: o novíssimo MAR foi aberto em março de 2013 e está localizado na região central da cidade. O lugar, composto por dois prédios – um moderno e outro antigo – combina clássicos da pintura da paisagem fluminense com outros movimentos artísticos – surrealismo, modernismo e construtivismo, dentre outras. Um presente e tanto para a antiga capital da República! Praça Mauá, s/n. www.museumar.com.

Comentários

  1. Opa, dois museus que eu ainda não conheço. Bom motivo para voltar ao Rio. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza