Johnny, June & "At Folsom Prison"

Johnny Cash virou uma lenda da música americana. Com um estilo todo próprio, ele conquistou fãs pelo país inteiro, mas não conseguia conquistar o respeito do seu próprio pai e, apesar de saber que June Carter o amava, não conseguia obter um ‘sim’ dela para casar-se com ele.


Como muitos ícones de sua época, Johnny envolveu-se com drogas e ficou dependente delas, até a sua vida ir por água abaixo, emocional e financeiramente. Ao seu lado, somente June, que conseguiu tirá-lo do fundo do pântano e devolvê-lo aos palcos (que, naquela época, eram todos em cinemas das pequenas cidades dos Estados Unidos e Canadá).


No seu retorno, decidiu homenagear os presos da Folsom Prison, na Califórnia, que viam em Johnny alguém que conseguia entendê-los. “At Folsom Prison” liderou as paradas de sucesso e conseguiu superar os mundialmente conhecidos Beatles. Um feito e tanto para um cantor mais conhecido regionalmente.

Em 2005, a vida da dupla de cantores virou o filme “Johnny e June” (Walk the Line), dirigido por James Mangold. Os próprios cantores escolheram Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon para interpretá-los. Os atores foram tão convincentes em seus papéis que receberam indicação ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Atriz daquele ano (Reese levou a estatueta para casa). 

As principais locações americanas de Johnny e June foram: Dyess, em Arkansas (conhecido como ‘Estado da Natureza’, foi ali onde Johnny viveu a sua infância e de onde saiu para servir o exército na Alemanha); Memphis, no Tennessee (que se tornou conhecido por ser a terra de Elvis Presley. Lá Johnny foi morar quando casou pela primeira vez e foi ali que ele iniciou a sua banda, ‘Johnny Cash e o Tennessee Two’); e, a Califórnia, lugar que ele escolheu para viver e onde gravou seu disco mais emblemático. Em Ontário, no Canadá, durante um show, Johnny pediu June – mais uma vez – em casamento. Finalmente, ela disse sim!


O filme é uma bela e bem contada história de um recomeço. Vale muito a pena assistir, ouvir a sua música e apreciar as belas cenas das paisagens do sudoeste, extremo sul e costa oeste americanos.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza