O Chateau Marmont em "Um Lugar Qualquer"


Uma das coisas que eu mais curto em escrever para este blog é ter o estimulo de assistir, pesquisar e conhecer histórias  e lugares que nos transportam para mundos tão distintos dos da maioria dos mortais. É o caso de “Um Lugar Qualquer” (2010, Somewhere). Nele, Sofia Coppola nos apresenta a Johny Marco (interpretado por um convincente Stephen Dorff) e a sua vida de ator famoso. Astro paparicado por Hollywood, ele mora no exclusivo Chateau Marmont e passa o tempo dando coletivas para a imprensa, dirigindo um Ferrari preto pelas ruas de Los Angeles e em festinhas exclusivas, que rolam nos quartos e corredores do hotel. Mas, mesmo diante dessa que parece ser a vida dos sonhos de muita gente, Johny vive num estado semi-depressivo e nem as inúmeras mulheres que passam pela sua cama, lhe dão o prazer que tanto deseja.

Um dia, sua filha Cleo (Elle Fanning, fofinha no papel) vai passar mais tempo com ele que do que habitual. Mesmo sem saber exatamente como lidar com a situação, ele tenta distrair a menina de 11 anos da melhor forma possível. No pacote estão uma viagem relâmpago até Milão (para Johny promover o seu recente trabalho e receber um prêmio) e uma ida aos cassinos de Las Vegas (!).
Sofia Coppola disse que inspirou-se na própria vida – e na observação atenta da vida das estrelas de Hollywood - para criar as situações do filme. Um dia, o pai dela –Francis Ford Coppola, da trilogia “O Poderoso Chefão”, já bastante comentada neste blog – levou-a até Cuba e, lá, ela conheceu Fidel Castro. Em outras situações, ela acompanhou o pai até o Chateau Marmont e ficou boquiaberta com a quantidade de astros e estrelas que viu circulando por ali.

Localizado na Sunset Boulevard, número 8221, o Chateau Marmont foi construído em 1929, como uma réplica do Chateau d´Amboise, do Vale do Loire francês. Era para ser um prédio de 7 andares de apartamentos residenciais, porém, a Grande Depressão americana mudou o rumo dessa história.

Pai e filha na piscina do Marmont.
Transformado num hotel de luxo, ficar um tempo no lugar é tido como uma espécie de ritual de passagem entre os atores que saem do anonimato para a fama. A lista de quem esteve – aprontando – por lá é longa. Eis alguns nomes: Clark Gable, Humphrey Bogart, Fred Astaire, Robert Mitchum, James Dean e Natalie Wood, Dennis Hopper, Keanu Reeves; Johnny Depp e Kate Moss; o trio Paris Hilton, Britney Spears e Lindsay Lohan, dentre muitos outros. O próprio ator de “Um Lugar Qualquer” andou se hospedando por lá. Ele conta, no Making Of do filme, que acordou de uma festa que deu no Chateau, para comemorar os seus 21 anos, com a conta de US$ 85.000 para pagar (!). À propósito, a própria Sofia Coppola comemorou um (ou alguns) de seus aniversários por lá.

Detalhe: tudo que acontece no hotel, com os seus ilustríssimos hóspedes, é mantido no maior sigilo pelo Chateau Marmont.  Se quiser viver um tempo - e aprontar - como um astro ou estrela de Hollywood, acesse o link do  Chateau Marmont e faça a sua reserva. Depois, escreva nos contando como foi a experiência de 'star'.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres