Um parabéns especial para F. Scott Fitzgerald

Francis Scott Fitzgerald nasceu no dia 14 de setembro de 1896 e viveu por apenas 44 anos. Um dos principais representantes da Geração Perdida, ele deixou maravilhosas obras-primas e transformou-se num imortal da literatura americana e universal. 

Scott casou-se Zelda Sayre e foi pai de Scottie. O casal morou por muitos anos na França. Lá, ele lançou, em 1925, "O Grande Gatsby", que recebeu do seu autor o seguinte comentário: "Meu livro é maravilhoso, bem como o ar e o mar" (palavras dele para o amigo Edmund Wilson). Com Gatsby, Fitzgerald tornou-se uma celebridade e passou a frequentar mais e mais festas (e a beber cada dia um pouco mais que no anterior). 
O retorno do casal para a América foi complicado. Zelda mostrava sinais claros de loucura e Scott já não conseguia produzir como no passado, ficando a beira da pobreza. No auge da sua crise pessoal, com Zelda internada num hospício, ele conseguiu concluir "Suave é a Noite" (Tender is the Night) . Aquele que foi considerado pela crítica o seu romance mais amargo de todos é o que eu mais gosto dentre os trabalhos do escritor. É impressionante, ao ler linha a linha, defrontar-se com o seu talento incontestável. O livro de 1934 foi transformado em filme em 1962. Mas, o americano de Saint Paul, Minessota, não viveu para ver isso acontecer. Fitzgerald faleceu em 21 de dezembro de 1940, após sofrer um segundo infarto. 



Quero deixar aqui um parabéns especial para o homem que, com a sua obra "Contos da Era do Jazz", conseguiu a proeza de batizar a sua época, que passou para a História como "A Era do Jazz".   

Comentários

  1. fiquei com vontade de ler Suave é a noite... romance amargo? Gosto disso, quero um café para detalhes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celo, o romance é delicioso de ler, mas é mesmo amargo. Vc termina de lê-lo pensando em como alguém consegue escrever algo incrível, mas sem doçura para encerrar. Vale muito a leitura. Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza