Cartagena e "O Amor nos Tempos do Cólera"


Quanto tempo você esperaria por um amor? Depois de 53 anos, sete meses e onze dias e noites, Florentino Ariza, finalmente, pôde ter o amor de sua vida, Fermina Daza, em seus braços. Esta bela história de paixão e amor incondicionais nos foi apresentada pelo ganhador do Prêmio Nobel, Gabriel García Márquez, em seu livro "O Amor nos Tempos do Cólera".

O livro virou filme (Love in the Time of Colera, 2009) sob a direção de Mike Newell e com Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno e Benjamin Bratt nos papéis principais, e tendo Cartagena, na Colômbia, como cenário principal.

Cartagena, localizada no litoral norte colombiano, a 97 kilometros de Barranquilla, foi o lugar de desembarque dos espanhóis em solo sul-americano, no ano de 1533. Desde então, entrou na rota dos lugares mais encantadores para se conhecer e dela nunca mais saiu.

Museu a céu aberto, a cidade é cercada de grandes muralhas, construídas para protegê-la dos ataques de piratas. A Ciudad Vieja, com sua animação constante, é um convite para os passeios de dia inteiro, especialmente, se a viagem for feita entre os meses de dezembro até março, quando o tempo é bom e seco.

O visitante terá o prazer de passear entre ruelas estreitas e de admirar belas construções históricas, datadas dos séculos XVI e XVII. Entre essas construções estão igrejas seculares, casarões de sacadas de madeira e praças enfeitadas de palmeiras.

O lugar conta com bons restaurantes e cafés agradabíssimos, mas é o seu antigo Convento Santa Clara, transformado em um hotel, que rouba a cena. Quem teve a possibilidade de ali hospedar-se, afirma que a experiência é única! Tudo bem diferente do que era visto em 1879, a época de Florentino e Fermina, quando, mesmo já apresentando uma beleza ímpar, Cartagena estava passando por um período de cólera e guerra dizimando muitos dos seus habitantes. Mas, isto foi há muito tempo atrás. Agora, a cidade vibra e nos cobra uma visita.

À propósito, achei belíssima, e totalmente possível, a paixão eterna de Florentino por Fermina.


@@@@@@@@@@@


Fontes de consulta sobre Cartagena:
"1000 lugares para conhecer antes de morrer - um guia para toda a vida", de Patrícia Schultz
http://www1.folha.uol.com/

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza