"Italy & Away": um tour de cinema, de arte e de amores

O mundo do cinema me fez cair de amores pela Itália. O País é um daqueles destinos que pretendo fazer de norte a sul. Caso você ainda não a conheça, fiz uma seleção de filmes com roteiros - paisagens belíssimas e enredos interessantes - para você se divertir comigo, enquanto aguardamos o dia do tão sonhado embarque.

Vamos começar pela Sicília...
Situada no entrocamento de rotas do Mediterrâneo, a Sicília atrai conquistadores há séculos: na Antiguidade, eram gregos, árabes e normandos. Na atualidade, pode-se dizer que o mundo inteiro anda dando o ar da graça por ali. Apesar de conhecida pelas praias maravilhosas e montanhas cobertas de flores, é o cenário de uma cidade quente e empoeirada que você irá conhecer em "O Leopardo", filme de Luchino Visconti baseado na obra de Lampedusa, "Il Gattopardo". Para descanso dos olhos, a vista da casa de férias do principe Don Fabrizio é belissíma! O filme tornou-se um dos clássicos da sétima arte.


... a Costa Amalfitana, Positano, Nápolis e a Ilha de Capri...
Você está convidado a saborear um delicioso peixe grelhado acompanhado pelo vinho Lacrima Christi bem gelado: um costume local. Chegue de carro, como Francesca faz em "Sob o Sol da Toscana": duas das cenas mais lindas deste filme se passam em Positano, uma vila local que desce até o mar por uma encosta vertiginosa e branquinha (confira no cartaz abaixo):


Em "Começou em Nápoles", Clack Gable chega à cidade de trem, um dos meus transportes favoritos. Dalí, ele segue de barco para a Ilha de Capri, para encontrar seu sobrinho e os braços de Sophia Loren. As cenas em que ela apresenta a ilha para ele são de uma beleza inquestionável, feitas para turista - como nós - ver. Nápoles é considerada caótica e espetacular e Capri tem uma noite animada e agitadíssima.

... Roma e a Cidade do Vaticano...
O que não falta no cinema é filme com locações na "Cidade eterna". A própria indústria de filmes local é uma referência para o mundo da sétima arte. Concrentarei minhas indicações em alguns que vi e gostei.


"La dolce vita" foi um dos primeiros filmes rodados em Roma que despertou meu interesse. Enquanto o paparazzi Marcelo Mastroiani desbrava a cidade em busca de nótícias sobre os ricos e famosos, nós aproveitamos para conhecê-la. A cena acima - dele e Anita - passou para a história do cinema como uma das mais inesquecíveis e copiadas que existe. Se duvida, assista "Elza & Fred" e confira por si mesmo. Aliás, outro filme com belas tomadas da cidade de Roma.


Para circular pela city, o filme mais indicado é "A Princesa e o Plebeu", com Audrey Hepburn e Gregory Peck naquelas famosas lambretas locais. Em 24 horas, eles conseguem nos apresentar o que há de melhor para ser visto e vivido.


Outro filme que adoro é "Almoço em Agosto", com belas cenas da fachada do Coliseu, rodadas numa Roma vazia por causa de um feriado típico de agosto. Enquanto vê belas tomadas, você ri muito e deseja um bom copo de vinho para amenizar o calor do verão europeu.


A Cidade do Vaticano pode ser conferida em "Anjos e Demônios", com Tom Hanks no papel principal. Ele vasculha Vaticano e Roma atrás dos candidatos a Papa e entra em belas construções religiosas, cheias de História. E, claro, salva o mundo mais uma vez. Este homem é um herói!

..."Sob o sol da Toscana": Florença & Cortona
A região da Toscana, sozinha, vale um texto. Existe lugar mais belo no planeta do que este para se comprar uma casa e viver até encontrar a si mesmo e voltar a sorrir? Não. Este é o lugar! Como disse Diane Lane "a locação é a estrela do filme". As paisagens mais lindas da Itália podem ser conferidas em "Sob o sol da Toscana", enquanto você se diverte e se emociona com a história de Frances (não, não sou eu), uma escritora que decide comprar uma casa em Cortona e mudar o rumo da sua vida.


A Toscana também é a região de Leonardo da Vinci. Ele nasceu no pequeno vilarejo de Vinci, perto de Florença, em 1452, e eternizou a paisagem ondulada por seus vinhedos e olivais em diversas de suas obras. Dois exemplos famosos: "Mona Lisa" e "A Anunciação" (você pode conferir esta última abaixo e na Galeria Uffizi, em Florença).


Uma vez na capital do Renascimento e Patrimônio da Humanidade, caminhe pela via Ghibellina para encontrar a casa onde vivia outro Velho Mestre, Michelangelo. E, se quiser um fim de dia romântico na cidade, hospede-se no "Bruneslleschi", local para onde Robert Langdon quis levar Sophie para uma espécie de férias a dois, de acordo com o livro "O Código Da Vinci". Tentador, não?

... Milão, Milão e Milão
Não vou sugerir nenhum tour de compras, mas você pode aproveitar a passagem pela cidade mais fashion e rica da Itália e fazer umas comprinhas. A parada em Milão é para conferir 2 lugares imperdíveis: o primeiro local é o belo convento da igreja Santa Maria delle Grazie e apreciar a obra-prima do Renascimento, "A Última Ceia", dele, Leonardo da Vinci. O segundo é o neoclássico Teatro alla Scala, um dos palcos de ópera mais prestigiados do mundo.

... Verona e cidades vizinhas...
O filme "Cartas para Julieta" é uma comédia romântica sem maiores ambições, que vale pelo cenário: ambientado em Verona e ampliado para as diversas regiões vizinhas com suas vinícolas fenomenais. É uma verdadeira viagem pela região de Vêneto.


... e, finalmente, Veneza!
Já comentei neste blog sobre o filme "Anônimo Veneziano": na minha opinião, enquanto acompanha a história de amor sem solução de um casal separado há anos, ele apresenta as cenas mais belas de Veneza de todos os tempos.

Mas, se um filme antigo não é exatamente o que você espera ver para conhecer Veneza, o que não faltam são referências mais atuais: os mocinhos Indiana Jones e 007, só para citar 2 famosos, andaram fazendo dos canais venezianos o roteiro nosso de cada dia. E, a última notícia cinematográfica em cartaz, protagonizada pela dupla Jolie e Deppy, é o filme "O Turista". Mais atual, impossível.

Agora me responda: dá para esquecer um destino com um roteiro como este?  Eu acredito que não! :-)

Crédito das fotos: divulgação.

Comentários

  1. Fran, fiquei com saudades do norte por onde andei e com vontade ainda maior de conhecer o sul da Italia, quero ir para lá em breve, mas por ora vou me deliciar com os filmes que me falta ver!!! Bjs, Marcelo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres