Roma e Vaticano em "Anjos & Demônios"

Nas fotos (Fran Mateus) estão o Vaticano, o Pantheon, as igrejas Santa Maria del Popolo e Santa Maria della Vittória,
a Piazza Navona, o Castelo de Sant'Angelo e Praça e Basílica de São Pedro. (Pôster e foto do filme: divulgação)

No filme Anjos e Demônios (Angels & Demons, 2009, direção de Ron Howard), o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) é levado dos Estados Unidos ao Vaticano para ajudar à polícia a desvendar o mistério envolvendo o roubo de uma substância destrutiva e o desaparecimento dos quatro cardeais preferidos para ocuparem o posto deixado por Pio XVI. Langdon tem apenas 24 horas para decifrar os sinais do que parece ser um ato provocado por membros do Illuminati, uma seita que pregava a soberania da ciência sobre a religião, desaparecida desde o século XVII.

Anjos e Demônios foi ambientado em locações reais de Roma e numa Cidade do Vaticano recriada nos estúdios da Sony, em Culver City, Califórnia.

Principais locações

Praça e Basílica de São Pedro

Uma das imagens mais exibidas na trama, a Praça de São Pedro foi obra do escultor e arquiteto Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), apresentado por Dan Brown (o escritor do livro em que o filme foi inspirado) como um dos últimos Illuminati. A praça é o endereço da Basílica de São Pedro, o símbolo mais importante do mundo católico e uma das igrejas mais visitadas do mundo. No filme, nenhum dos dois lugares aparece em cena: a praça foi construída em maquete e a basílica foi recriada nos estúdios da Sony.

Vaticano

Depois dos nove dias de luto pelo Papa falecido, os cardeais se recolhem para o conclave, quando devem eleger o novo líder da Igreja Católica. A clausura se dá na Capela Sistina, o lugar mais procurado pelos visitantes do Museu do Vaticano. Os afrescos do seu teto foram pintados por Michelangelo, entre os anos de 1508 e 1512 (Anote: Viale Vaticano; metrô Ottaviano).

Pantheon

Os quatro cardeais estão nas mãos de um assassino (Nikolaj Lie Kaas), que promete executá-los em igrejas que representam a Terra, o Ar, o Fogo e a Água. Uma pista falsa leva Langdon, Vittoria (Ayelet Zurer) e Ernesto (Pierfrancesco Favino) até o Pantheon, para tentarem salvar o primeiro cardeal. Esse ‘Templo de todos os deuses’ data de 118 d.C. e é tido como a igreja mais antiga de Roma (Anote: Piazza della Rotonda; metrô Spagna).

Igreja de Santa Maria del Popolo

Langdon descobre que um dos cardeais está na Capela Chigi, dentro dessa igreja idealizada por Rafael e construída, entre 1513 e 1524, para ser a tumba do patrono das artes Agostino Chigi. No entanto, quando chega no local, o homem já está morto. Na capela, Langdon observa as esculturas de Habacuc e Daniel, atribuídas a Bernini, e percebe que elas contêm a pista de para onde ele e a polícia devem seguir à procura da vítima seguinte (Anote: Piazza del Popolo; metrô Flamínio).

Igreja Santa Maria della Vittoria

A segunda execução acontece no altar dessa igreja, de 1620, com o vilão ateando fogo no cardeal ainda vivo. Langdon e Olivetti chegam a tempo de evitar a tragédia, mas são atacados pelo assassino e nada conseguem fazer (Anote: Via 20 Settembre, 27; metrô Repubblica).

Piazza Nanova

A Fonte dos Quatro Rios - Danúbio, Ganges, Nilo e Prata - foi esculpida por Bernini, em 1651, e é o local onde o último preferiti deve ser executado. Ela fica nessa que é uma das mais animadas praças romanas, fato usado na trama para o bem de Langdon e do cardeal. Curiosamente, o palácio que abriga a Embaixada do Brasil e fica nessa praça, foi residência de Giovanni Battista Pamphili, que se tornou o Papa Inocêncio X (Metrô mais próxima: Spagna).

Castelo de Sant'Angelo

Langdon descobre que os cardeais eram mantidos no Castelo de Sant´Angelo, local que ele acredita abrigar a ‘Igreja dos Illuminati’ e onde a destrutiva antimatéria está escondida. O castelo foi construído em 139 d.C. para ser o mausoléu do Imperador Adriano, e tem uma rota de fuga até o Vaticano, usada por Langdon e Valéria para encurtarem o caminho e evitarem mais uma tragédia (Lungotevere Castello, 50; metrô: Lepanto).

Resumindo:

📹Combinando História, religião, ciência e suspense policial, Anjos & Demônios tem uma cena que precede o seu final digna dos filmes de ação de Hollywood. Indo além da diversão pura e simples, esse título é uma excelente escolha para quem deseja ter uma ideia do que acontece dentro das paredes do Vaticano quando um novo Papa precisa ser eleito. A cena final, quando o mundo conhece o novo Papa, faz muito sentido nesse momento em que cardeiais de todos os continentes estão se preparando para poder anunciar ao mundo a tão esperada frase: "Habemus Papam" ("Temos um Papa").


Veja também:

👀Os dramas As Sandálias do Pescador (1968) e Conclave (2024) abordam o tema da eleição de um novo Papa.




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