The Plaza, o hotel mais cinematográfico de Nova York

Fotos dos filmes (distribuição) e do hotel (Fran Mateus)


E todos nós tomamos a incompreensível decisão de continuar o debate numa suíte do Plaza Hotel.

(O Grande Gatsby, F. S. Fitzgerald)


Em 1926, quando Francis Scott Fitzgerald viu a sua obra-prima, O Grande Gatsby, ser publicada, certamente ele não tinha ideia de que se tornaria um dos maiores garotos-propaganda do Plaza Hotel de todos os tempos. Naquele mesmo ano, o seu romance rendeu a primeira versão feita para o cinema, o filme Tudo pelo Dinheiro. Esse título e as três versões que se seguiram ao longo das décadas mostraram a cena em que, numa tarde de muito calor, a trupe de personagens deixa Long Island para ir parar numa suíte do Plaza, em Manhattan.

 

O Plaza era um hotel memorável, agradável e quieto, com um maître tão simpático que nunca se importou em emprestar cinco dólares...

(Acompanhe o Sr. e a Sra. F ao quarto número..., F.S. Fitzgerald)


Quando o escritor e sua esposa, Zelda, se hospedaram no Plaza, nos anos 1923 e 1924, aquele palácio moderno, inaugurado em 1907, praticamente cheirava a novo. Tanto antes como depois do famoso casal e de Jay Gatsby terem passado por lá, muitos reis e rainhas, políticos e artistas, nobres e plebeus endinhados do mundo todo (e até um ex-chefe meu 😀) tiveram o privilégio de curtir as mordomias que só um estabelecimento com muitas estrelas na fachada, mais de 100 anos de tradição e o título de Marco Histórico americano pode oferecer.

Hollywood, claro, voltou ao Plaza Hotel e filmou muitas cenas icônicas tanto fora como dentro dele. Alguns desses títulos, você vai conferir agora. Anote:

📹 O Grande Gatsby (1974): a versão roteirizada por Francis Ford Coppola, com Robert Redford, Mia Farrow, Sam Waterston, Bruce Dern e Lois Chiles, foi filmada numa suíte do Plaza. A versão de 2013, com Leonardo De Caprio no papel de Jay Gatsby, não; essa foi rodada nos estúdios da Fox, em Sydney, na Austrália. 

📹 Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York (1992): a cena em que Kevin (Macaulay Culkin) entra no Plaza e fica boquiaberto com o luxo do hall se tornou inesquecível. E dá para entender a reação do garotinho, visto que o espaço é mesmo deslumbrante!

📹 Dirigindo no Escuro (2002): Woody Allen fez bom uso do hotel neste filme, exibindo desde a sua entrada até uma bela e luxuosa suíte, local onde o seu personagem, Val, encontra-se com um pistolão de Hollywood para discutirem negócios.

📹 Trapaça (2013): somente o exterior do Plaza é mostrado nesse filme oscarizado. A cena em que Richie DiMaso (Bradley Cooper) e Irving Rosenfeld (Christian Bale) tentam fazer Carmine Polito (Jeremmy Rener) cair numa armadilha foi filmada num estúdio, em Boston. Isso mostra que nem sempre é possível simplemeste chegar e ordenar "Luz! Câmera! Ação!" no local.

📹 Sex and the City: quem curtiu a série de tevê mais feminina de todos os tempos (pelo menos na opinião das fãs de Carrie Bradshaw, Charlotte York, Miranda Hobbes e Samantha Jones), deve ter sentido a dor de Carrie (Sarah Jessica Parker) ao ver Mr. Big (Chris Noth) saindo deste hotel, após o noivado dele com Natasha (Bridget Moynahan), no episódio "O Ex e a Cidade" (Temporada 2). Acho que ninguém queria estar na pele dela...

📹 Outras produções para curtir o hotel em cena são Intriga Internacional (1959), de Alfred Hitchcock; Atraídos pelo Destino (1994), famoso drama romântico com Nicolas Cage e Bridget Fonda; e o recente Oito Mulheres e Um Segredo (2018), com Cate Blanchett e Sandra Bullock encabeçando o time de mulheres talentosas do elenco.

Neste link do site IMDb, você pode conferir muitas outras histórias com cenas filmadas (ou aparentemente filmadas) no emblemático hotel americano, localizado no 768 da Fifth Avenue com Central Park South.


🏨


Nota: em tempos de Covid-19, o Plaza fechou as portas temporariamente, conforme mensagem deixada em seu site.



Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza