"Ella e John" (2017), viajando de Wellesley até Key West

Foto do filme: divulgação


Ella (Helen Mirren) sofre de câncer e precisa passar por uma cirurgia. Ao invés de entregar-se aos cuidados médicos, ela decide levar o marido, John (Donald Sutherland), que sofre de Alzheimer, numa viagem pela Costa Leste dos Estados Unidos. A aventura deles começa em Wellesley, Massachusetts, onde vivem, e tem como destino a ilha de Key West, na Flórida, onde eles pretendem visitar a casa de Ernest Hemingway, escritor por quem John, um professor de Literatura aposentado, tem grande admiração. 

Fotos: filme (divulgação) e mapa (Google)

A viagem do casal Spencer é feita num velho trailer, chamado The Leisure Seeker (nome do título original do filme), com John no volante e Ella dando as coordenadas. Entre uma ponta e outra da Costa Leste, eles devem percorrer cerca de 2.635 kilometros (ou 1.637 milhas), com muitas paradas pelo cominho. Entre os locais onde a dupla para, seja para descansar seja para dormir, estão os listados abaixo:
 
Metro Café Diner: é nessa lanchonete onde John mata a vontade de comer um hamburger. Detalhe: em teoria, o casal ainda está no Estado de Massachusetts; mas, na prática, a cena foi rodada na Rockbridge Road, em Stone Mountain, no Estado da Georgia.

- Na primeira noite da viagem, o casal estaciona no Chester Park. O endereço desse belo parque estadual é o 759 State Park, Chester, no Estado de Carolina do Sul.

- Uma das paradas da dupla é em Old Chesapeake, cidade histórica do Estado de Virgínia. Ali, John reencontra uma de suas melhores alunas, Jennifer (Kirsty Mitchell), e consegue lembrar detalhes dos tempos em que deu aula para ela.

- No Jekyll Island Park, em Jekyll Island, também Georgia, John desaparece do trailer. Desesperada, Ella vai procurá-lo e o encontra tomando um sorvete de chocolate e admirando a paisagem.

The Ernest Hemingway Home & Museum: 907 Whitehead Street (Foto de Fran Mateus)

Key West é o destino da dupla. Assim que chegam na ilha, Ella e John embarcam num trolley turístico rumo ao The Ernest Hemingway Home & Museum. O autor de "O Sol Também Se Levanta" morou no imóvel de 1928 até 1939, com a sua 2ª esposa, Pauline Pfeiffer, e os seus dois filhos com ela. No local, Hemingway escreveu um dos seus maiores sucessos tanto de crítica como de público: "Adeus às Armas". Hoje, essa antiga residência do escritor é um dos pontos turísticos mais visitados da ilha e, tal como é mostrado no filme, oferece tours guiados aos visitantes que querem ver como Papa vivia. Durante a visita dos Spencer, tem uma festa de casamento acontecendo no jardim da casa, fato que desaponta a lúcida Ella, mas que deixa o esquecido John bem animado.

Foto: Fran Mateus

Num certo momento da visita, Ella se sente mal e é levada para um hospital. Quando se dá conta do que aconteceu, John vai buscá-la. No retorno do casal para o trailer, o taxi em que a dupla está passa na frente do Sloppy Joe´s, o bar da ilha mais frequentado por Hemingway (para desespero de Pauline).

Sloppy Joe´s: 201 Duval Street com Greene Street (Foto: Fran Mateus)

O filme "Ella e John" (2017) foi dirigido por Paolo Virzi e teve roteiro inspirado no livro "The Leisure Seeker" (2009) de Michael Zadoorian. Ele mescla seriedade e reflexão com momentos de diversão pura e merece a sua audiência. Se você for do tipo aventureiro, vai ficar com aquela vontade de arrumar a mochila e partir para os Estados Unidos para pegar a estrada a bordo de um daqueles trailers tão típicos do país. 

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza