Madri no cinema (os lugares)


Apaixonados por cinema e viajantes com destino à capital espanhola, depois de Madri no cinema: os filmes, deixo, aqui, uma lista curta com algumas locações de produções cinematográficas com cenas rodadas na cidade para você conhecê-los. Tem cafés, museus, parques, teatros, estações de metrô, plazas de toros. Confira história, horários, direções, preços e outras informações clicando no link de cada atração.

Café del Príncipe
Numa das primeiras cenas de O Ultimato Bourne (2007), esse elegante café literário aparece como se ficasse em Turim, Itália. Nele é rodada a cena em que o espião da CIA, Neal Daniels, entrega o esquema das operações Treadstone & Blackbriar para o jornalista do The Guardian. Em Fale com Ela (2002), é nesse mesmo prédio onde funciona a escola de dança do filme (Plaza de Canalejas, 5).

Café La Flecha
No divertido e comovente Elsa e Fred: Um Amor de Paixão (2005), Fred se arruma todo para ir encontrar-se com a amada, Elsa, nesse café agradável. Mas, ao chegar lá, sem querer, ele acaba descobrindo algo que o deixa entristecido. Quem viu o filme, sabe do que eu estou falando (Calle Juan Bravo, 37).

Chocolatería San Ginés
Em Elsa e Fred: Um Amor de Paixão, esse é um dos lugares onde o divertido casal vai namorar e, de quebra, comer uns churros deliciosos (Pasadizo de San Gines, 5). 

Cine Doré
Pedro Almodóvar filmou cenas de Fale com Ela e Dor e Glória (2019) nessa charmosa preciosidade arquitetônica, onde também funciona a filmoteca da cidade (Calle de Santa Isabel, 3).

Estación Atocha
Em O Ultimato Bourne, quando descobre que Neal Daniels sabe mais da sua vida do que ele próprio, Jason Bourne vai para Madri à procura do agente da CIA. Ele chega por essa estação, uma das maiores e a mais movimentada da cidade. Ela também está "presente" na animação O Touro Ferdinando (2017).

Museu del Prado
Esse templo da arte mundial é um dos lugares onde Sira Quiroga entrega os frutos da sua espionagem para os ingleses, no romance "O Tempo entre Costuras". Na série televisiva, as cenas não foram rodadas aqui. Mas é quase impossível entrar nesse museu e não recordar das passagens do livro de María Dueñas. A propósito, não existe lugar melhor, no mundo, para apreciar as obras de arte de Goya do que nesse museu. O mestre espanhol teve sua vida retratada em muitos filmes; Sombras de Goya (2006) é um deles (Calle Ruiz de Allarcon, 23).
 
Parque del Retiro
O casal de namorados de Elsa e Fred: Um Amor de Paixão mora de frente para esse parque. Assim, eles aproveitam a proximidade e o clima romântico do lugar para passarem uma tarde invernal conversando abraçados. Na cena, a dupla está sentada num dos bancos próximos ao Palácio de Cristal. Aqui também foram filmadas muitas cenas de Sombras de Goya.

Plaza de Toros de Las Ventas 
Essa praça de touradas pode ser "conferida" na animação O Touro Ferdinando e, rapidamente, em O Ultimato Bourne (Calle de Alcala, 237).

É aqui onde Manuela e Esteban, de Tudo Sobre Minha Mãe (1999), assistem a peça "Um Bonde Chamado Desejo"; na saída do teatro, mãe e filho aguardam a atriz Huma para o jovem pedir-lhe um autografo. Quando visitei o local, tive a sorte de poder conferir a performance do brilhante e simpático Héctor Alterio (dos argentinos A História OficialO Filho da Noiva) na peça "En el estanque dorado" (Calle Marqués de Casa Riera, 2).

Meu momento "A filha do noivo": Héctor Alterio é uma simpatia só. 

Outras locações:
Bônus: passar um dia no Movie World Studios - Parque Warner Madrid, divertindo-se e se inspirando na Sétima Arte.
Confira também:
Outros filmes interessantes (especialmente, os de Pedro Almodóvar), e outros lugares de Madri (como as famosas Plaza Mayor e a Puerta del Sol) podem ser conferidos nesse dois artigos (ambos em espanhol) sobre turismo cinematográfico.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza