Barcelona no cinema

Albergue EspanholTudo Sobre Minha MãeVicky Cristina BarcelonaProfissão: Repórter e Biutiful (Fotos: divulgação) 

Por Fran Mateus

Barcelona é uma das cidades mais conhecidas do mundo tanto pela sua beleza arquitetônica colorida e singular como pela sua atmosfera jovem. Talvez por esses motivos, há anos, diretores de cinema de estilos e procedências diferentes tenham se encantado por ela e ambientado algumas das suas histórias mais famosas por lá. Quer exemplos? O italiano Michelangelo Antonioni, com o seu Profissão: Repórter (1975); o espanhol Pedro Almódovar, com o excelente Tudo Sobre Minha Mãe (1999); o francês Cédric Klapisch, com o divertido Albergue Espanhol (2002); o americano Woody Allen, com o elogiadíssimo Vicky Cristina Barcelona (2008); e o mexicano Alejandro G. Iñárritu, com o dramático Biutiful (2010). Para a nossa sorte, esses cineastas selecionaram como locações muitos lugares famosos, turísticos e acessíveis. Confira alguns deles.


La Sagrada Familia, Parc Güell e Casa Milà "La Pedrera"
🎬 La Sagrada Família: A obra mais conhecida de Antonio Gaudí é um dos lugares mais visitados de toda a Espanha e um dos mais exibidos em filmes. Entre os títulos citados, ela serviu de cenário para Tudo Sobre Minha MãeAlbergue Espanhol e Vicky Cristina BarcelonaGaudí iniciou esse trabalho em 1883, mas morreu atropelado por um bonde na frente do edifício, enquanto fiscalizava o andamento das obras. Ele deixou finalizadas a cripta e a torre da Fachada da Natividade. Depois da fatalidade, outros arquitetos assumiram a incumbência de terminar o projeto, o que está previsto de acontecer em 2026, ano do centenário do falecimento de seu idealizador. Link para o site. (Metrô Sagrada Família).

🎬 Parc GüellSurrealista, estranho e extraordinário são algumas das palavras usadas para adjetivar essa atração modernista de Gaudí, datada de 1900. Em Albergue Espanhol, Xavier (Romain Duris) e Anne-Sophie (Judith Godràche) visitam o local duas vezes. Em Vicky Cristina Barcelona, é aqui onde acontece o reencontro "pós-Oviedo" de Vicky (Rebecca Hall) com Juan Antonio (Javier Bardem), numa cena rodada ao lado da salamandra que desliza sobre a escadaria da entrada principal do parque. Link para o site. (Metrô Vallcarca e mais uns 15 minutos de caminhada).

🎬 Casa Milà "La Pedrera": Três décadas antes de Allen escalar Scarlett Johansson, Rebecca Hall e Patricia Clarkson para filmarem no topo dessa casa singular, em Vicky Cristina Barcelona, Michelangelo Antoniani já havia imortalizado as suas chaminés gigantes numa cena com Jack Nicholson e Maria Schneider, em Profissão: Repórter. Mais conhecida como "La Pedrera", esse Patrimônio Mundial da Humanidade foi idealizado por Gaudí, a pedido do burguês Pere Milà Camps. Link para o site. (Metrô Diagonal).

Oriente Hotel, Las Ramblas, Port Vell e Praia de Barceloneta
🎬 Las Ramblas: Todos que visitam Barcelona, mais cedo ou mais tarde, dão uma volta pelas suas ‘ramblas’. Em Profissão: Repórter, David Locke (Nicholson) se hospedou num hotel localizado nesse endereço, o Oriente (número 45 da avenida). No filme de Allen, Cristina (Johansson) fotografa pontos interessantes da área ou frequenta os seus cafés para colocar o papo em dia com Vicky (Hall). Em Biutiful, Oxbal (Javier Bardem) é um pai de família à beira da morte que passa pelo local a caminho do trabalho. As Ramblas são delimitadas por outros dois lugares movimentados do centro: a Plaça de Catalunya e o Port Vell.

🎬 Port Vell: Esse porto deixou de ser "velho" há algum tempo, quando recebeu uma reforma geral e passou a abrigar um complexo de lojas, cinema, restaurantes e casas noturnas. Movimentado o dia inteiro, dele saem os disputados passeios de golondrinas, que fazem a festa dos turistas. Na telona, Xavier tem uma alucinação na passarela Rambla del Mar, ao ver o fantasma de Erasmus e tentar se comunicar com ele (um tipo de característica que virou uma das marcas desse personagem dos filmes de Klapisch).

🎬 Barceloneta: Esse bairro jovem e descolado teve origem humilde, mas passou por algumas intervenções arquitetônicas e foi transformado num imã para a turma que busca um lugar ao sol e outro ao mar. Em Albergue Espanhol, Xavier visita a praia do bairro sempre que precisa de um tempo para escrever ou telefonar para a namorada francesa. Em Biutiful, infelizmente, é nessa orla onde são encontrados os corpos de alguns refugiados chineses, que entraram ilegalmente na Espanha. Uma cena forte, triste e que reflete, de certa forma, a realidade de muita gente que foge de condições miseráveis em seus países em busca de uma vida melhor, mas que acaba encontrando a morte pelo caminho.


🎬 FilmoTeca de Catalunya: Localizado perto das Ramblas, na Plaça Salvador Seguí, 09, fica esse espaço dedicado aos apaixonados pela Sétima Arte. Nele, pode-se prestigiar as mostras e exibições cinematográficas em cartaz na cidade. O seu site está em catalão, a língua oficial da cidade, como é bem explicado em Albergue Espanhol. Mas, fique tranquilo/a: a maior parte da população local também se comunica em espanhol castelhano. Link para o site.


🎬


Assine a nossa newsletter enviando o seu e-mail para  faleconosco@cinetourproject.com.

🎬


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres