5 lugares onde Harry Potter foi filmado



Por Fran Mateus

Quando completou 11 anos de idade e foi matriculado em Howgarts, Harry Potter (Daniel Radcliffe) iniciou uma rotina anual que deixou seus fãs mal-acostumados: o garoto comprava seu material escolar no Beco Diagonal e seguia para a King Cross Station, onde pegava o trem expresso rumo à escola de bruxaria mais famosa do cinema. E desse jeito, entrHarry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer´s Storne, 2001) e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2, 2011) passaram-se dez anos. Os atores cresceram, representaram seus papéis de forma irrepreensível e se despediram de seus personagens, deixando os seguidores da saga com muita saudade. Para amenizá-la, essa turma encontrou algumas saídas: reler os livros escritos por J. K. Rowling, rever os oito filmes e (para os mais sortudos) visitar os lugares da Inglaterra onde as histórias foram filmadas. Confira, aqui, cinco deles.

Fotos das locações e do Warner Bros Studio Tour: Fran Mateus

1º. Em Londres, um dos primeiros lugares para começar a seguir as pegadas de Harry é a Reptile House, no London Zoo, onde ele descobre que pode se comunicar com cobras (metrô Baker Street).

🎬

2º. Ao saber da sua condição de bruxo, Potter passa a comprar o seu material escolar num local específico da sua "turma": o Beco Diagonal. A entrada desse lugar foi filmada na frente da loja nº 42 do Leadenhall Market (Gracechurch Street; metrôs Liverpool ou Monument).

🎬


3º. A Plataforma 9 3/4 é um dos lugares mais importantes da saga e um dos mais fáceis de ser encontrado: ela fica na King Cross Station e foi transformada numa atração cine-turística. Ali, é possível comprar um ingresso na loja da Warner Bros., entrar numa (longa) fila e tirar uma foto conduzindo o carrinho de bagagens de Harry, com direito a ter a coruja Edwiges como companhia.

🎬


4º. O "santuário" para os fãs e peregrinos da trupe de bruxos fica na cidade de Leavesden (mais ou menos 1h30m de ônibus desde Londres), onde estão localizados os estúdios da Warner Bros. Nele, toda uma área foi dedicada ao The Making of Harry Potter, uma exposição permanente com quase tudo que aparece em cena e que foi criado em estúdio: o salão das refeições dos estudantes, os quartos de cada casa, a cozinha da família Weasley, as salas de Albus Dumbledore e de Professor Snape, o Beco Diagonal, a porta para a Câmara Secreta, a cabana de Hagrid e muito mais.

🎬

Salão do Christ Church College e o set da Warner Bros.

5º. O Grande Salão, local onde professores e estudantes faziam as refeições e palco de muitos acontecimentos marcantes, é motivo para dois passeios agradáveis pelo universo de Potter: nos estúdios da Warner Bros, é possível ver o set com as mesas montadas, as roupas das casas e os bonecos representando os professores no fim do salão. Já na cidade de Oxford, pode-se conferir a sala original que serviu de inspiração para a que foi criada no set no Christ Church College. A escadaria que dá acesso a esse salão foi exibida na cena da recepção feita pela Professora Minerva McGonagall (Maggie Smith) aos alunos do primeiro ano (St. Aldate´s; estação de trem: Oxford).

🎬

Quer mais? Para conhecer outros lugares da saga, espalhados por todo Reino Unido, deixo aqui duas sugestões: conferir a lista Harry Potter Locations, do site Visit Britain, e conhecer os lugares por sua conta; ou fazer um ou mais tours guiados pela Brit Movie Tours.


🎥 

Assine a nossa newsletter enviando o seu e-mail para  faleconosco@cinetourproject.com.

🎥 




Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza