Paris em "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"


Por Fran Mateus

Amélie Poulain (Audrey Tautou) cresceu em Enghien-les-Bains, privada do contato com outras crianças. Adulta, ela vai trabalhar num café de Montmartre, em Paris, onde conhece alguns tipos interessantes do bairro. Um dia, um acontecimento fortuito a faz tomar a decisão de promover momentos de alegria para todos que a rodeiam, como o seu pai, as colegas do café, um cego, o verdureiro, os vizinhos do prédio onde mora, etc.  A jovem não imaginava que, durante essa sua aventura, ela iria conhecer e se apaixonar por Nino Quincampoix (Mathieu Kassovitz), um jovem tão incomum quanto ela.

Locações em Montmartre

Anote o endereço de 4 locações de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, dentre 80 exibidas em cena, visitadas para o guia cine-turístico Filmes para você viajar com eles (Cinetour Publishing).

Café des Deux Moulins 
O local de trabalho de Amélie vive lotado. Fui lá tomar um café da manhã e aproveitei para dar uma conferida no toalete, local onde Georgette (Isabelle Nanty) e Joseph (Dominique Pinon) têm um rala e rola que faz o estabelecimento tremer. (15 rue Lepic; metrô Abbesses)

O carrossel e a Sacré-Couer 
Amélie devolve o álbum perdido por Nuno nesse local. Claro que ela apronta uma das suas "estratagemas" para o rapaz, fazendo-o subir a colina até a Sacré-Couer, só para ele ter que descer e recuperar o seu tesouro. Com isso, a jovem consegue chamar a atenção dele, que decide conhecê-la. (Place Saint-Pierre; metrô Anvers)

A quitanda de Collignon 
Essa locação fica no térreo do prédio onde Amélie e outros personagens da história moram. Na trama, o dono da mercearia, Collignon (Urbain Cancelier), maltrata o funcionário, Lucien (Jamel Debbouze), e entra na lista negra de Amélie. Péssima ideia, Collignon! (18 rue des Trois-Frères com rue Androuet; metrô Abbesses)

Estação de metrô Lamarck-Caulaincourt
Amélie ajuda um cego a atravessar a rua e caminhar até essa estação. Pelo percurso, ela vai narrando para ele sobre as delícias e particularidades do bairro. (18 rue des Trois-Frères com rue Androuet; metrô Abbesses)

Curiosidade:
O título original, Le fabuleux destin d´Amélie Poulain (2001, Jean-Pierre Jeunet) foi inspirado no de um outro filme, Le destin fabuleux de Désirée Clary (1942), escrito e dirigido por Sacha Guitry.

Veja mais no livro digital Filmes para você viajar com eles (Cinetour Publishing).


Newsletter: 
Assine a nossa newsletter através do faleconosco@cinetourproject.com



POSTS MAIS VISTOS

"Encontro de Casais" no paraíso chamado Tahiti

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh