Viagem de Cinema homenageia Francis Scott Fitzgerald

Foto: divulgação
Este é o mês de aniversário dele, Francis Scott Fitzgerald, um dos mais brilhantes escritores americanos de todos os tempos. Nascido em 24/09/1896, na cidade de Saint Paul, em Minnesota, norte dos Estados Unidos, Fitzgerald lançou poucos, mas espetaculares, contos e romances. Suas estórias, fossem elas longas ou curtas, tinham em comum, as festas, o luxo, as bebidas, o jazz e lugares glamourosos.

Este Lado do Paraíso (1920), Belos e Malditos (1922) e O Grande Gatsby (1925) foram ambientados na Costa Leste americana, com destaque para os Estados de Nova York e Nova Jérsey.

Suave é a Noite (1934), de tom amargo,  fez Dick e Nicole se conhecerem na Suíça e morarem na Riviera Francesa.

O quinto, e último, romance, O Último Magnata, ficou inacabado. Fitzgerald faleceu em 21 de dezembro de 1940, em Hollywood, Los Angeles, com apenas 44 anos de idade. Foi o seu amigo, Edmund Wilson, quem decidiu publicar a estória do magnata da indústria do cinema, o que aconteceu em 1941. 

Fonte: site St.Paul - Minnesota
Na História da Literatura, Scott Fitzgerald será sempre lembrado como o escritor da 'Era do Jazz', expressão que foi, por sinal, o título de uma série de contos que ele escreveu no início da sua carreira.

Para manter a imagem de Fitzgerald presente na memória dos fãs e leitores, a sua cidade natal lhe fez uma bela homenagem. Em 1996, ano da comemoração do seu centenário, uma estátua em tamanho natural do escritor, feita de bronze pelo artista Michael Price, foi instalada no Rice Park, no centro de Saint Paul.

De hoje até o dia 24 de setembro, Viagem de Cinema publicará uma série de posts em homenagem ao escritor, sua vida, sua obra e, claro, às suas viagens. É uma forma simples, mas muito sincera, de mostrarmos o quanto continuamos adorando ler - e viajar - nas estórias deixadas por este gênio das palavras.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza