Parabéns, Fitzgerald: Suave é a Noite

Poster: divulgação
Suave é a Noite foi o quarto romance escrito e finalizado por Francis Scott Fitzgerald, e o primeiro dele que eu li, em meados dos anos 1990. Lembro-me de ter ficado impressionada, muito mais pela bela escrita e o seu tom amargo, do que pela estória de Dick e Nicole Diver, que eu passei a admirar depois de uma segunda leitura e de conhecer um pouco mais sobre a vida do escritor e sua esposa, Zelda.

O romance foi publicado em 1934, dois anos depois de Zelda ter sido diagnosticada e hospitalizada com esquizofrenia, inspirando assim a personagem de Nicole. E o personagem de Dick, tal qual seu criador, acaba por se tornar um alcoólatra. No filme "O Mestre dos Gênios" (2016), fica claro que quem deu a dica para Fitzgerald se inspirar na própria biografia ao escrever um novo romance foi o seu editor, Max Perkins. Outro casal que também 'deu cara' à dupla Dick - Nicole foi Gerald e Sara Murphy, milionários americanos, expatriados na França e amigos dos Fitzgeralds.

Em 1962, vinte anos após a morte de Fitzgerald, Suave é a Noite chega aos cinemas com Jennifer Jones e Jason Robards interpretando os principais personagens. As filmagens foram feitas na Suíça, França e Itália, e a versão dirigida por Henry King é, na minha opinião,
bem fiel ao livro.

Um dos cenários mais importantes da trama é o Hotel des Etrangers. Localizado na Riviera Francesa, ele foi inspirado no Hotel du Cap, onde o casal Fitzgerald foi recepcionado, em diversas ocasiões, pelo casal Murphy.

Apesar dos finais dramáticos de Dick e Nicole, e de Scott e Zelda, o que penso ter ficado na imaginação dos muitos leitores, apaixonados pela obra do mestre americano, foi a admiração tanto pela sua escrita, como pelas viagens que ele fez e tão bem transpôs para as suas estórias.

Recomendo a leitura de um excelente texto sobre o filme no blog Cinema Sem Pipoca.

Os próximos posts em homenagem ao aniversariante do mês serão sobre o filme inspirado no conto da Era do Jazz, O Curioso Caso de Benjamin Button, e sobre o romance inacabado O Último Magnata, adaptado para o cinema com Robert De Niro no papel de Monroe Stahr.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza