Parabéns, Fitzgerald: O Grande Gatsby

Fotos: Divulgação
Na continuação da homenagem ao mestre da literatura americana e mundial, Francis Scott Fitzgerald, Viagem de Cinema apresenta algumas curiosidades sobre o romance considerado como a sua maior obra, O Grande Gatsby, publicado em 1925.

Fitzgerald ambientou a estória de amor de Jay Gatsby por Daisy Buchanan, romance testemunhado por Nick Carraway, primo da jovem, nas fictícias East Egg e West Egg, cuja localização 'real' seria os Hamptons, em Nova York. Desde então, pelo menos quatro adaptações foram feitas para o cinema: a primeira, em 1926; a segunda, em 1949, com filmagens nos estúdios da Paramount; a terceira, em 1974; e a quarta, em 2013.

A versão de 1974 teve Robert Redford e Mia Farrow nos papéis de Gatsby e Daisy, Bruce Dern como Tom Buchanan e Sam Waterston com Nick. Francis Ford Coppola escreveu um roteiro muito fiel ao livro, e a direção ficou nas mãos de Jack Clayton. A mansão de Gatsby, onde acontecem as 'festas da Era do Jazz', foram ambientadas em duas mansões de Rhode Island: a Rosecliff Mansion e a Marble House, localizadas, respectivamente, nos números 548 e 596 da Bellevue Avenue, em Newport.

Foto: Divulgação

O filme lançado em 2013 teve Leonardo Di Caprio no papel de Gatsby, Tobey Maguire no de Nick e Carey Mulligan no de Daisy. Ousado e apreciador de cores quentes, o diretor Baz Luhrmann não só cometeu algumas ousadias visuais, como ambientou a maior parte da trama em seu país natal, Austrália. Nesta versão, o interior da mansão de Gatsby foi recriado no Fox Studios, nos arredores de Sydney, mas as festas 'aconteceram' nos jardins do Oheka Castle, em Long Island, Nova York.

Foto: Divulgação
Uma cena importante da trama se passa numa das suítes do Plaza Hotel, em Manhattan, que era um dos preferidos do casal Fitzgerald. O hotel aproveitou o lançamento do filme de 2013 para lançar  a Suíte Fitzgerald.

Foto: Divulgação
Dê uma olhada na Times Square de Buz Luhrmann, criada nos estúdios autralianos da Fox...
A Nova York da 'Era de Gatsby' criada no estúdio da Fox, em Sydney, Austrália.
... trabalho de primeiríssima qualidade. A gente até acredita que o iluminado local era assim mesmo na década de 1920.

No próximo post, informações sobre os lugares de livro, e filme, Suave é a Noite.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza