Parabéns, Fitzgerald: O Curioso Caso de Benjamin Button


Francis Scott Fitzgerald nasceu no dia 24 de setembro de 1896, em Saint Paul, Minnesota, extremo norte dos Estados Unidos. Como diria Caco Antibes "Um bebê lindo, louro e de olhos azuis", bem diferente do personagem que criou para o seu conto mais famoso, O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button).


Na estória, Benjamin Button nasce em agosto de 1860, na cidade de Baltimore, em Maryland, Costa Leste americana. Apesar de ter a idade cronológica de um recém-nascido, ele é prematuramente velho e possui a aparência de um idoso. No livro, um drama com uma pegada bem divertida, o garoto já nasce falando, e quase ganha do pai o nome de Metusalém. No filme, a estória se passa em Nova Orleans, e seu pai, Sr. Button (Jason Flemyng) o abandona na porta de um asilo. O ano é 1918 e o velho-garoto é criado por Queenie (Taraji P. Henson), a cuidadora da casa.


No livro, Benjamin passa sua vida em Baltimore, exceto quando, depois de ser rejeitado pela Yale, vai estudar na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts. No filme, a estória é ambientada, principalmente, em Nova Orleans, no endereço 2707 Coliseum Street, Garden District. Quando Benjamin se torna ´adulto´ em idade, ele vai trabalhar num barco e, acompanhando a tripulação, viaja para a Europa. 


Quando volta da II Guerra Mundial, o rapaz procura por Daisy (Cate Blanchett), por quem se apaixonou quando eles ainda eram crianças (lembrando que ele tinha a cara de um velho, mas o espírito de um garotinho; e a menina logo percebeu isso). Depois de Queenie, Daisy é a mulher mais importante na 'curiosa' vida de Button.

FOTOS: DIVULGAÇÃO WARNER BROS

A adaptação do conto foi dirigida por David Fincher, que tomou muitas liberdades artísticas em relação ao conto, mas o resultado ficou, na minha opinião, excelente. Depois de ver a interpretação de Brad Pitt, não consegui pensar em ninguém melhor para o papel. Ele está perfeito, comedido e com um olhar e uma voz que transmitem um mix de tristeza e de esperança.

 O Curioso Caso de Benjamin Button teve cenas rodadas nos Estados Unidos, Canadá, Camboja e Índia e recebeu 13 indicações ao Oscar (ganhou 3), dentre muitos outros reconhecimentos da indústria do cinema. Fitzgerald teria ficado orgulhoso.

Comentários

  1. Adorei! Eu adoro ver Taraji P. Henson participando de filmes, sigo muito os filmes desta atriz, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. Eu gostei e você? Me surpreendeu a atriz. Seu trabalho é excelente como neste filme. Sigo muito os filmes com Taraji, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. A vi recentemente em Proud Mary, foi um dos melhores taraji p henson filmes, e recomendo, o êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. Foi o meu filme preferido.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alondra, tudo bem? Eu amei o trabalho da atriz Taraji P. Henson. Ela dá dignidade e humanidade ao filme, no papel da mãe de criação de Benjamin. Uma atuação belíssima! Os outros trabalhos dela também são muito bem interpretados. Ela é uma atriz nota 10. Sobre o filme, recentemente, visitei as locações dele em Montreal (Paris e Rússia do filme foram ambientados nessa cidade canadense) e vou escrever um post sobre elas. Vou conferir Proud Mary. Obrigada pela dica.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza