Quando o Coração Floresce

Foto: divulgação

Quando estive em Veneza, em setembro de 2015, visitei uma série de lugares que aparecem em "Quando o Coração Florece" (Summertime), filme de 1955, dirigido por David Lean. Confira, aqui, alguns points frequentados por Katharine Hepburn (interpretando a americana solteira, Jane Hudson) e Rossano Brazzi (interpretando o italiano comprometido, Renato de Rossi).

Foto: Fran Mateus

Quando Jane chega, pela primeira vez, na Pensão Fiorini, é esta imagem - desde a Ponte dei Battereti - que ela tem do lugar (com o nome da pensão, no lugar da Trattoria Sempione). Teoricamente, a hospedagem fica em Accademia (do outro lado do Grande Canal), mas esta ponte fica a poucos passos da Piazza San Marco.

Foto: Fran Mateus

Numa das andanças da americana por Veneza, ela para em Piscina Sant´ Agnese para beber água. É quando o pequeno Mauro (Gaetano Autiero) se aproxima e ambos iniciam uma simpática amizade.

Foto: Fran Mateus

A loja de antiguidades de Renato é esta de toldo verde, vista na foto acima e localizada em Campo San Barnaba. Abaixo, a loja aparece na cena em que eles conversam pela primeira vez. Minutos depois, Jane cai nas águas do canal que aparece na foto do filme (e a atriz ganha uma infecção ocular que a perseguirá pela vida inteira).

Foto: divulgação

O café que Jane vai sozinha, posando de americana independente e feliz, e aonde ela e Renato se veem pela primeira vez (mas não se falam), é o Gran Caffé Chioggia (8-12 Piazza San Marco). Confira o lugar nestas duas fotos: na de cima, eu fui dar uma conferida no espresso da casa; na de baixo, fotografei as mesinhas, numa tentativa de 'recriar' o ambiente visto no filme (por sinal, é o que aparece na foto de abertura deste post).

Foto: acervo pessoal de Fran Mateus

Foto: Fran Mateus

Eu consegui todos os endereços do filme através de um livro que descobri na própria cidade: "Venezia, Se Gira!", de Lorenzo Rumori e D´Avino Mario. Um verdadeiro achado!!!!

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza