O encontro de Sissi e o Imperador, em Ischel, na Áustria


Convite de Sua Majestade, Francisco José I, à jovem Elisabeth, da Bavária:

“Poderia acompanhar-me se tiver tempo.
Vamos dar uma volta e admirar a beleza de Ischel..."

"...Aquele é o “Dachstein”. Ali é meu reduto de caça, aquele monte.
Ali é a Serra dos Infernos. E ali é o Monte Jainsen...
Muito bem, então às cinco horas, em ponto, na ponte dos gamos?”


Foi assistir ao primeiro filme da trilogia “Sissi” (1955) e apaixonar-me pela história real e pelo carismático casal-intérprete: Romy Schneider, ainda como Elisabeth da Bavária (1837-1898), e Karlheinz Böhm, como o charmoso imperador da Áustria, Francisco José I (1830-1916). Os jovens, que são primos, se reencontram numa estrada de Ischel (Bad Ischl), aonde a garota está pescando. Ele não a reconhece e apaixona-se à primeira vista. Ela corresponde o sentimento do jovem imperador, mas não se identifica como uma princesa. Decidido e encantado, Sua Majestade Franz Joseph desce da carruagem e faz um inesperado convite (escrito junto da foto que acompanha este post) à linda jovem.

Como dizer não a um imperador tão divertido e charmoso? Sissi, sem saber que o rapaz está prestes a noivar com a sua irmã, princesa Helena da Bavária, aceita, com prazer, o convite de caminhar por Ischel, como, às cinco horas em ponto, ela vai caçar com Sua Majestade.

O filme dirigido por Ernest Marischka é repleto de belos lugares da Austria. Para este post, concentrei-me em Bad Ischl. A estância termal fica no distrito de Gmunden, com distância de menos de 4 horas de Viena. Na época do imperador, as viagens eram feitas em carruagens, como é mostrado no filme, e deviam tomar muito mais tempo. Hoje em dia, nada como um bom trem europeu para cobrir a distância até aquele que se transformou num destino turístico desde a época que Sua Majestade ia até lá para festas de aniversário, com um aumento maior de curiosos depois que a popularidade da “Sissi” de Romy Schneidder desbancou até “E o vento levou...”, em solo europeu, de forma geral, e alemão, em particular.

Foto do filme: Divulgação

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza