Livro do mês: "Cineturismo" de Flavio Martins e Nascimento


A foto da capa do meu exemplar,
adquirido pelo site da Livraria da Folha.
"Se paira alguma dúvida sobre qual é a capacidade que o cinema tem de criar e transmitir imagens sobre locações e suscitar no público a vontade de conhecer de perto essas instalações e cenários onde filmes são realizados, basta prestar atenção ao sucesso de Sideways, O Código Da Vinci, Harry Potter e, sobretudo, O Senhor dos Anéis. Estes, entre outros tantos, são filmes que despertam o desejo em milhões (sim, milhões!) de espectadores do mundo inteiro em conhecer as vinícolas de Santa Bárbara - e, depois, outras espalhadas pelo mundo afora -; os corredores do Louvre, com as suas famosas obras artísticas; a arquitetura da Grã-Bretanha, e também as belíssimas paisagens da Nova Zelândia, respectivamente abordados nos filmes citados" ("Cineturismo", de Flavio Martins e Nascimento).


Descobri Cineturismo, de autoria do bacharel em Turismo e mestre em Ciência da Informação, Flavio Martins e Nascimento, há poucos meses. Como sou uma curiosa sobre o tema e set jetter assumida, eu fiquei empolgada em saber que existe um estudo deste naipe na nossa literatura e tratei logo de adquirir um exemplar do livro, que faz parte de uma coleção chamada ABC do Turismo, editada pela Aleph.

Flavio faz uma apresentação ricamente amparada em pesquisas e explica o que é o fenômeno do turismo cinematográfico, as suas origens, o fascínio do cinema sobre viajantes, em quais países a prática de receber turistas aficionados por lugares mostrados nas telas de cinema está mais evoluída, e, claro, as suas consequências, só para citar alguns tópicos abordados. O capítulo que, acredito, é de interesse geral - seja o leitor um estudante de Turismo ou de Cinema ou um mero apreciador da Sétima Arte e das viagens ao redor do planeta - é o intitulado “A Volta ao Mundo em 80 Filmes”. Que seleção!!!! Algumas produções analisadas eu já tinha visto e até viajado para conhecer as locações (como "Um Lugar Chamado Notting Hill" e "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"); outras despertaram a minha curiosidade e entraram para a minha lista particular de filmes que precisam ser vistos (como "A Praia" e "Elizabeth - A Era do Ouro"). Detalhe: com o bônus de saber que todos inspiraram – e inspiram – seus apreciadores a fazer uma boa viagem.

Se você tiver a oportunidade de ler “Cineturismo”, faça isto! Vale muito a pena. Quem sabe as suas próximas férias não saiam das páginas do professor Flavio Martins e Nascimento?!

 

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza