O Grande Hotel Budapeste

O estilo independente de Wes Anderson e o talento de uma grande safra de ótimos atores - Ralph Fiennes encabeçando a lista – são apenas alguns dos charmes desta excelente trama, ‘ocorrida’ entre as duas grandes guerras mundiais. Fiennes é um ‘master’ concierge do Grand Hotel Budapeste que faz de ‘tudo’ para agradar às hóspedes do lugar. Quando uma delas morre – a senhora grã-fina, Madame D,  interpretada por Tilda Swinton – ele precisa, literalmente, ‘correr’ para provar a sua inocência e para não ser morto por um serial killer, interessado em tirá-lo do mapa (e do testamento da finada). Sabemos de tudo isso através do ponto de vista do seu antigo colega de trabalho e melhor amigo, o mensageiro Zero Moustafa (Tony Revolori), já idoso e interpretado por  F.Murrey Abraham.

O Grande Hotel Budapeste deveria estar localizado na fictícia República Europeia de Zubrowka. Na real, Wenderson filmou a principal locação, o lobby do hotel, numa antiga loja de departamentos da cidade de Görlitz (procurando no Google Maps... ela fica próxima de Dresden, que é a terra onde morou o grande mestre da pintura, Caspar David Friedrich e onde fica o 'Kunstmuseum' do filme). Encontrei um site muito interessante sobre as cidades alemãs, que afirma que a maioria dos turistas inclui Görlitz na lista de visitas de ido a sua imensa beleza (o frio rigoroso da região também é muito famoso). Fica a dica. Acesse Görlitz para saber mais sobre o lugar eleito por Wenderson.

Fotos: Divulgação

Eu confesso que me diverti muito com o filme e a pegada cômica de Ralph Fiennes (eu estava mais acostumada aos seus tipos sérios, densos... foi uma boa mudança). Tony Revolori foi uma grata e divertida surpresa. Não perca. "O Grande Hotel..." tem jeitão de candidato a Oscar.
(The Grand Budapest Hotel; 2014; EUA/Alemanha).

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza