Stanley Kubrick: Laranja Mecânica

Divulgação

Dizer que “Laranja Mecânica” (A Clockwork Orange, 1971) é um dos mais controversos filmes de Stanley Kubrick seria como ‘chover no molhado’? Qual filme do ‘velho garoto do Bronx’ não foi classificado como controverso? Todos eles, cada um do seu jeito e estilo, causaram algum tipo de forte reação no público e na crítica.


Inspirado no livro de Anthony Burgess, o filme de Kubrick aborda temas como a violência e as técnicas do estado para ‘transformar’ homens ruins em garotos bonzinhos através da história de Alex DeLarge (Malcolm McDowell), o líder dos Droogs, um grupo de delinquentes composto por ele e três amigos, Dim, George e Peter. Usando uma linguagem que mistura o cockney inglês com gírias russas, os Droogs se divertem com o que chamam de ‘ultraviolência’ – a.k.a – tortura de bêbados indefesos, roubo a casas ricas e afastadas do burburinho da cidade, estupros e rachas cujo objetivo é destruir os carros que passam pelas estradinhas do interior do país. Fã de Beethoven e apreciador de um bom sexo selvagem (o velho entra-e-sai, entra-e-sai), Alex tem como objeto de estimação uma serpente, que mantem guardada numa gaveta, embaixo da cama. O cara é da pesada, mesmo! Um dia, ele se indispõe com os droogs e a ruptura total culmina com um assassinato, pelo qual Alex é preso. Desejando sair da prisão o mais rápido possível, ele aceita ser cobaia de um programa de cura de resultado duvidoso. O rapaz retorna às ruas totalmente indefeso, uma presa fácil nas mãos de seus velhos desafetos... e eles aparecem...

Foto: Fran Mateus

Fábula de ficção científica social ou violência pura? Até hoje acredito ainda não existir uma classificação exata. De certo só que o filme foi retirado do Reino Unido porque jovens ingleses cometeram inúmeros assassinatos inspirados no filme. Por conta disso, Stanley Kubrick foi condenado pela opinião pública e chegou a ser ameaçado no país. Preocupado com sua família, o diretor pediu para que o filme fosse retirado dos cinemas ingleses, mesmo que “Laranja Mecânica” estivesse na 61ª semana de sucesso absoluto quando isso aconteceu. 

Principais locações do filme:
Vai viajar para Londres e é fã de carteirinha do clássico de Kubrick? Anote os lugares que aparecem em “Laranja Mecânica” e programe uma visita.
Fotos do filme: Divulgação


O ‘point’ dos Droogs, o hilário Kokova Milk Bar, foi criado em set de filmagem. O leite do lugar deixa os seus apreciadores, digamos, muito energizados para cometerem atos ‘ultraviolentos’.


Os rapazes batem num velho bêbado na Wandsworth Bridge Roundabout, a ponte localizada em Trinity Road, Wandsworth (um bairro residencial aonde eu me hospedei quando estive em Londres).
Os Droogs procuram uma casa para roubar. A escolhida foi a “Home”, que teve as cenas internas filmadas na Skybreak House, uma mansão construída na região de Radlett, Hertfordshire.


A loja de discos aonde Alex vai, em busca de uma encomenda que havia feito foi filmada no Chelsea Drugstore, espaço localizado entre a King´s Road e a Royal Avenue, que, atualmente, é uma loja do McDonald´s.
O spa aonde Alex mata uma mulher e é pego pela polícia é a Shenley Lodge. O espaço fica na Rectory Lane, próximo da M25, em Radlett.


O Ludovico Institute foi ‘montado’ na Brunel University, em Uxbridge, na região do West London.
O Lecture Theatre E é o lugar aonde Alex é forçado a assistir uma série de filmes violentos, como tratamento para ser ‘recondicionado’ e transformado num jovem bonzinho.


Alex se joga de uma janela do Edgwarebury Hotel, um edifício construído no melhor estilo Tudor, localizado em Barnet Lane, Elstree, Hertfordshire. 

Comentários

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza