Frances Ha



"Frances Ha" é um dos filmes mais interessantes dos últimos anos. Dirigido por Noah Baumbach, que também trabalhou no roteiro junto com Greta Gerwig (que interpreta a Frances Ha do título), este filme trouxe boas recordações cinéfilas para a maioria que o assistiu.


Rodado em preto-e-braco, muitos disseram-me recordar da safra da Nouvelle Vague (encabeçada por François Trufautt, Jean-Luc Godard e companhia). O fato de ter grande parte das cenas feitas nas ruas de Nova York (e algumas delas nas de Paris) deve ter contribuido bastante para essa recordação. Um amigo que assistiu o filme comigo, Marcelo Castro, associou o estilo de Frances ao de Lola (Corra, Lola, Corra) e ao de Amélie (O fabuloso destino de Amélie Poulain).


Eu lembrei de Woody Allen: personagem adulta, mas com brincadeiras ainda infantis, desengoçada, um pouco desajustada socialmente, cheia de dúvidas existenciais e profissionais. Uma grande diferença é que a turma de Allen, geralmente, não tem problemas com dinheiro. Frances, ao contrário, pena para conseguir grana para pagar o aluguel (mas não se incomoda em torrar o pouco que tem com barzinhos, bebidas e até uma viagem de bate-e-volta à Paris)...


A história da garota, resumidamente, trata de sua amizade - e lealdade - à amiga Sophie (Mickey Summer) e ao seu desejo de ser promovida à bailarina da companhia de dança para a qual faz alguns bicos. Em relação à BFF (best friend forever), Frances tem uma grande decepção ao ser abandonada por Sophie, sem condições de arcar com o aluguel de um apartamento em Nova York, e de só saber de alguns projetos da amiga (como o de morar no Japão, por exemplo) por terceiros.  


Sobre o trabalho, Frances recebe uma proposta da companhia de dança... mas, não é bem o que ela tinha planejado fazer da vida. A notícia boa é que, a jovem de 27 anos, com dificuldades para dar um rumo para a sua vida, mantém seu otimismo sempre e amadurece com as 'pancadas' que leva. No final, ela é recompensada por isso.


Sobre as locações, nos Estados Unidos, "Frances Ha" foi rodado em Nova York (Manhattan, Brooklyn e Poughkeepsie) e Califórnia (Sacramento). Além-mar, o filme mostra belos pontos turísticos da capital francesa. Para saber mais, recomendo que acesse o link da IMDB: Locations by Imdb


Curiosidade: Noah Baumbach contou com recursos da produtora brasileira de Rodrigo Teixeira para rodar o seu filme. É o Brasil entrando pela porta da frente na arte de bancar produções cinematográficas americanas...


Se eu gostei de "Frances Ha"? Sim. Muito! E aproveito para recomendar-lhe assisti-lo o mais breve possível. O filme ainda está em cartaz em alguns cinemas nacionais.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres